Logo IFRJ

Programa de Saúde Vocal e Cuidados Posturais

 

Programa “Dicas de Saúde Vocal e Cuidados Posturais”

Considerando que a postura influencia no desempenho e na manutenção da saúde vocal, a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST – Reitoria) reconheceu a necessidade de abordar o tema por meio do programa “Dicas de saúde vocal e cuidados posturais”, visando à promoção da saúde e à prevenção de problemas vocais e posturais entre os servidores.

O referido programa é uma parceria entre as profissionais fonoaudióloga e fisioterapeuta da CST. Pretende-se desenvolvê-lo nos campi que demonstrem interesse em acolher o programa, reunindo um grupo mínimo de 5 servidores (docentes e técnico-administrativos).

A programação inclui palestras informativas com orientações sobre saúde vocal, cuidados com o uso da voz na atividade laboral e realização de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocais (por parte da profissional fonoaudióloga), além de palestras sobre orientações posturais e ergonômicas gerais (por parte da profissional fisioterapeuta). A atividade, em geral, tem duração entre 2 a 3 horas no total.

O primeiro campus que recebeu o programa foi Paracambi, em julho de 2016. Desde então, o programa foi acolhido em outros 4 campi (Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Arraial do Cabo), além da Reitoria.

Fotos da Oficina no Campus Arraial do Cabo:

Imagem 1

Fotos da Oficina no Campus Duque de Caxias:

Imagem 1  

Imagem 2

 

 

 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO