Processo seletivo para cursos FIC em Teresópolis

O IFRJ divulga Edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado de estudantes para ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, ofertados na sede provisória do campus Teresópolis, para o primeiro semestre letivo de 2026.
Este processo seletivo visa preencher um total de 144 (cento e quarenta e quatro) vagas destinadas à Formação Inicial e Continuada (FIC) na Sede Provisória do IFRJ / Campus Teresópolis.
As vagas são para cursos de: Assistente Administrativo, Gestão de Projetos Ambientais, Formação Inicial e Continuada de Professor de Ciências Naturais e Mediador Escolar.
A Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (as) - FIC, prevista no Art. 39 da Lei Nº 9.394/96 e normatizada pelo Decreto 5.154/04 é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, visando ao exercício profissional.
A classificação dos (das) candidatos (as) se dará por meio de 3 (três) tipos de vagas: para Pessoa com Deficiência (PcD), para os (as) que se autodeclararem Negros (as) (Pretos/as ou Pardos/as), Indígenas ou Quilombolas (NIQ) e para a Ampla Concorrência (AC).
Inscrições
O período de inscrições vai de 29 de janeiro a 12 de fevereiro de 2026.
A inscrição no presente processo seletivo será presencial, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, e dará direito ao candidato concorrer somentea1(uma) vaga em um dos cursos FIC.
O candidato deverá comparecer a E.M. Maçom Lino Orona Lema, localizada na Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea, Teresópolis, no período de inscrição estabelecido na TABELA I – Cronograma, no horário das 17h às 21h (de segunda a sexta) e de 9h as 12h (sábado).