Produção de álcool 70% do IFRJ beneficia instituições em diversas regiões do Estado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) atua de maneira objetiva e voluntária para ajudar no combate ao coronavírus. E uma das frentes de batalha mais importantes nessa “guerra”é a produção de álcool 70%.

Os campi Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Realengo, Duque de Caxias e São Gonçalo já produziram mais de 3mil litros até o dia 24 de abril. O material é destinado a uma série de instituições locais, nas regiões em que os campi estão situados, incluindo comunidades, associações de moradores, hospitais etc.

No Campus Rio de Janeiro, até o final da primeira quinzena de abril, foram produzidos 2.036 litros de álcool para assepsia, distribuídos nas formas: 70% INPM (para desinfecção de superfícies); glicerinado 80 %v/v (para assepsia das mãos); e em gel. Realengo produziu até agora 418 litros de álcool 70% e 259 litros de solução glicerinada. No Campus Duque de Caxias, são 300 litros (somando álcool 70% e glicerinado). No Campus Arraial do Cabo, cuja produção está no 4º lote, o total chega a 530 litros. E, em São Gonçalo, 416 litros de álcool 70%.

O principal entrave para a produção em larga escala é a dificuldade em se obterem insumos, em especial o etanol 96º GL e o polímero usado como espessante para a apresentação do álcool 70% em gel.

O IFRJ tem recebido doações de empresas como a Ambev, a Única e a BR Distribuidora, que, no entanto, não são suficientes. Além disso, outro problema é a necessidade de aquisição de embalagens de 300 e 1000 ml, apropriadas para o envase do produto.

Diante desse cenário, o IFRJ convida novos parceiros que possam doar mais insumos, sobretudo etanol concentrado (o álcool de partida) e embalagens plásticas para envase.

Confira a lista de beneficiados com a produção do IFRJ até o dia 25 de abril:

REALENGO

Movimento 100% Parque Realengo Verde;Instituto FernandesFigueira –Fiocruz; Instituição Pretas Ruas; Unidade de Reinserção Social –Realengo; Clínica da Família Armando Palhares; Hospital Central da Polícia Militar; Hospital da Lagoa; Rotary Club do Méier (Comunidades Jacaré–Jacarezinho); Associação de MoradoresDom Jaime Câmara; GRES Paraíso doTuiuti; Unidade de Reinserção Social Paulo Freire –Campo Grande; Prefeitura –Núcleo de Apoio à Saúde da Família/ Centro de Atenção Psicossocial 5.1; Centro de Saúde Escola Germano Sinval e Clínica da Família Victor Valla– Fiocruz; Unidade de Reinserção Social –Realengo; Clínica da Família Armando Palhares; Hospital da Polícia Militar de Niterói; Hospital Central da Polícia Militar; Hospital da Lagoa.

RIO DE JANEIRO

Hospital dos Servidores; Polícia Civil;  Comunidade de Padre Miguel; Favela da Lagartixa; Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Clementino Braga Filho; Movimento Amor ao Próximo (Comunidade do Terreirão); Espaço de Desenvolvimento Infantil Milena Santos Nascimento (Comunidade doTerreirão); UPP do Complexo do Alemão;  Favela da Rocinha; Instituto Nacional do Câncer –Unidades Vila Isabel e Praça da Cruz Vermelha;Cefet; Comunidade Jorge Turco; Comunidades da Ilha do Governador: Dendê, Barbante, Colônia Z10, Duas Praias, Serra Morena, Rio Morto, Parque Royal; UPA – Manguinhos;  Hospital Nossa Senhora das Dores; Projeto Ágape (Comunidades Para-Pedro e Colégio); Educandário Social Lar de Frei Luiz – Taquara; Instituto Casa Viva – Sulacap; Clínica da Família Valter Felisbino de Souza – Complexo do Alemão;  Associação de Apoio e Fomento àEconomia Criativa –Complexos do Alemão;   Movimento Eu Sou Catador, Duque de Caxias;  Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro.

ARRAIAL DO CABO

Unidades de Saúde de Arraial do Cabo; Hospital Geral de Arraial do Cabo; Delegacia da Capitania dos Portos; Secretaria de Ação Social; Delegacia de Polícia de Cabo Frio, 126ª DP; Associação de Moradores e Pescadores da Prainha; Caixa Econômica Federal em Cabo Frio; Secretaria de Serviços Públicos de Arraial do Cabo (destinado aos trabalhadores da Limpeza).

SÃO GONÇALO

Abrigo Cristo Redentor (140 residentes); Abrigo Lar Samaritano (65 residentes); PAM de Neves; Posto de Saúde do Barro Vermelho; Degase–CriaadNiterói (130 residentes).

DUQUE DE CAXIAS

UPA Sarapuí II; Unidade Básica de Saúde –Sarapuí; Sociedade Civil Pró- Melhoramentos de Gramacho (associação de moradores local); Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro POP –Duque de Caxias); HospitalMunicipalNossa Senhora do Loretto – Ilha do Governador; Centro Municipal deSaúde Necker Pinto – Ilha do Governador.