Logo IFRJ

Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde realiza aula inaugural da primeira turma de mestrado

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) celebrou, no dia 7 de fevereiro de 2025 (sexta-feira), um marco histórico com a aula inaugural da primeira turma do mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS), ofertado pelo Campus Realengo. O evento contou com a presença de docentes, discentes e gestores, que destacaram a importância do novo programa para o cenário de pesquisa e o desenvolvimento científico na área da saúde.

A abertura da aula inaugural contou com a fala do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do IFRJ, Marcus Vinicius Pereira, que destacou aspectos da avaliação empreendida pela CAPES e o papel de docentes, discentes e técnicos nesse processo. "A aprovação do curso na Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) da Capes, em 2023, parece que foi uma tarefa longa e árdua, mas a manutenção de um programa de pós-graduação, com qualidade, exige ainda mais de todas as pessoas envolvidas - com a qualificação do corpo docente e o apoio da gestão do campus e da reitoria, o PPGCTIS reúne os elementos principais para ser um sucesso", afirmou o pró-reitor, quando também destacou a importância do curso para consagrar a verticalização do eixo tecnológico Ambiente e Saúde no Campus Realengo.

Para o coordenador do PPGCTIS, Felipe José Jandre dos Reis, o dia 7 de fevereiro de 2025 será lembrado como um marco para o Campus Realengo, quando todo o esforço iniciado em 2019 ganhou sentido com a recepção dos alunos da primeira turma do programa. “Este dia representa não apenas o início de uma nova etapa para os(as) ingressantes, mas também a concretização de um projeto acadêmico que contribuirá para o avanço da ciência, tecnologia e inovação na área da saúde", disse.

Após as apresentações, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do campus e interagir durante um coffee break. Em seguida, o professor Felipe Reis apresentou a estrutura do curso. Também estavam presentes os docentes do programa: Márcia Assis, Susana Engelhard, Lílian Dias Bernardo, Cristiane Baez, Elisa van Eyken e Israel Souza. 

"Resgatando um pouco da história de criação do programa, lembro que começamos a construir a proposta em 2019, quando o professor Felipe Reis surgiu com a ideia de criação do mestrado e contagiou todo o grupo. Em 2023, depois de todo o trabalho e dedicação do grupo, obtivemos o resultado da aprovação, que nos encheu de alegria", afirmou a diretora de Ensino, Mira Wengert, que também é docente do PPGCTIS. 

A diretora de Ensino e a diretora-geral do Campus Realengo, Hélia Pinheiro, destacaram, ainda, que esse programa representa um ganho para o IFRJ e o território, além de ser a única instituição da Zona Oeste a oferecer educação pública e de qualidade, em nível de mestrado, na área interdisciplinar.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS