Projeto do IFRJ é selecionado para participar do programa Power4Girls

Programa foca no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.

Um grupo de alunas do IFRJ Campus Arraial do Cabo foi selecionado para participar, entre março e setembro de 2022, do programa Power4Girls - Empower to Lead!, programa com foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. A seleção contemplou alunas do ensino médio na Rede Federal de quinze estados brasileiros. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e tem parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

Formado pelas estudantes do Curso de Meio Ambiente Integrado Anna Clara Nunes da Mata, Cíntia Dorneles, Manuela de Oliveira Martins e Yasmin Pires, o grupo “Vozes de Atena” é orientado pela professora Marcela Moraes Gomes.

O projeto proposto consiste em fazer a reutilização de peças de roupas antigas na produção de novas peças, por meio da fragmentação da roupa em pedaços de fibra do material que originará um tecido reciclado. De acordo com a professora orientadora, a ideia do projeto surgiu através da busca por mecanismos a fim de solucionar os problemas gerados pela indústria têxtil do fast-fashion, sobretudo considerando os impactos da produção no meio ambiente e na sociedade. “Com isso pretendemos, por meio da reciclagem, não só diminuir a emissão de gases poluentes e o consumo de água na produção de roupas através de uma produção mais sustentável, mas também garantir acesso à vestimenta para a população de baixa renda, já que os tecidos seriam doados para esse fim”, explicou Marcela.

A docente disse ainda que o grupo decidiu se candidatar por se identificar com os objetivos do programa, sobretudo em relação ao empoderamento das meninas na área da ciência e tecnologia. E contou o que a aprovação no programa representa para a equipe e para o IFRJ. “Acreditamos que estarmos neste espaço representa a força do ensino público na produção do conhecimento científico e tecnológico. Esperamos que a nossa participação incentive outras meninas a ingressarem no IFRJ e que ressalte a importância de criar oportunidades através da educação e da pesquisa científica”, afirmou.

Em relação às expectativas para a sua participação, Marcela destacou que espera que tenham suporte para desenvolverem sua proposta e contribuírem enquanto instituição pública federal no desenvolvimento sustentável, econômico e social. “Será uma ótima oportunidade para aprendermos com outras meninas de diferentes regiões do Brasil e que este intercâmbio de saberes possa contribuir na formação das alunas e deixem seu legado para a sociedade”, apontou.

Para o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos, a participação de estudantes nestes projetos internacionais é uma oportunidade para gerar competências globais importantes, sabendo respeitar e lidar com a diversidade e a complexidade dos contextos de forma ágil e precisa. “São princípios fundamentais não só para sua formação, mas  impactam na formação de outros estudantes do curso e do campus, através da multiplicação do aprendizado, levando essa educação global, compartilhando as experiências com para mais pessoas. Estas experiências colocam o Campus Arraial do Cabo e o IFRJ dentro de uma condição importante que é a promoção do conceito de Internacionalização em casa, aquela em que a gente não precisa de mobilidade para participar de projetos para desenvolvimento pessoal e profissional. Parabenizo a professora e as meninas por estarem representando o IFRJ neste projeto, e que elas possam trazer boas práticas para dividir com todos nós”, finalizou.

Sobre o programa - Entre os meses de março e setembro, 73 alunas da Rede Federal, divididas em 20 equipes, cada uma com três a quatro meninas, um(a) professor(a) ou orientador(a) e um mentor(a), participarão de oficinas, palestras, atividades interativas on-line e serão expostas aos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos, design thinking, storytelling e ferramentas do mundo virtual.

Em setembro, na conclusão da edição de 2022 do programa, as equipes irão para Brasília para apresentarem os seus projetos em uma feira de inovação e farão um pitch final, visando soluções para algum problema enfrentado em suas respectivas comunidades. Para a edição de 2022, o tema será Meio Ambiente e Sustentabilidade, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU.

As selecionadas representam os seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Para conhecer os projetos das alunas selecionadas, visite o site: https://power4girls.com.br/