Publicado edital para cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) tornou público o Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira integrada ao Ensino Médio, para o ano letivo de 2021 que terá início a partir de julho de 2021.

O processo seletivo de classificação de candidatos, mediante a realização de prova, abrangendo conteúdos de disciplinas do Ensino Fundamental, visa preencher um total de 1.644 (mil seiscentos e quarenta e quatro) vagas em diferentes cursos nos campi do IFRJ, sendo 50% das vagas para Ampla Concorrência (AC) e os outros 50% para o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas. É necessário apresentar como escolaridade mínima o Ensino Fundamental completo.

Há vagas para cursos nas áreas de: Administração; Agroindústria; Agropecuária; Alimentos; Automação Industrial; Biotecnologia; Controle Ambiental; Eletrotécnica; Farmácia; Guia de Turismo; Informática; Informática para Internet; Mecânica; Meio Ambiente; Petróleo e Gás; Plásticos; e Química.

As oportunidades estão divididas entre os campi: Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda.

A inscrição para o processo seletivo será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ e na página do Instituto Universal de Desenvolvimento Social – IUDS, do dia 08 de março ao dia 15 de abril de 2021, exclusivamente via internet.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), mas os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, do dia 08 de março ao dia 19 de março de 2021 mediante a escolha da opção no Formulário de Inscrição/Isenção, acessando a página do IUDS. Podem solicitar a isenção os candidatos que forem estudante da rede pública ou forem inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

O processo seletivo consiste em uma Prova Online de múltipla escolha, que contém 30 (trinta) questões e 4 (quatro) opções de resposta, sendo apenas uma única certa. A Prova Online é composta de duas disciplinas, com 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa e 15 (quinze) questões de Matemática. Cada questão de múltipla escolha tem o valor de 4 (quatro) pontos, totalizando 120 (cento e vinte) pontos.

Mais informações podem ser obtidas através do edital, disponível neste link.