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Reflexões sobre inclusão e diversidade marcam encerramento de curso FIC no Campus Paulo de Frontin

Foi realizado, no dia 27 de março, o encerramento do Curso de Formação Continuada "Desafios da Gestão Democrática e suas Relações com as Práticas em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Diversidade", promovido pelo Campus Engenheiro Paulo de Frontin, em parceria com a SECADI/MEC, através do Programa RENAFOR.

O objetivo foi qualificar docentes, gestores e profissionais da educação, abordando as seguintes temáticas: Marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Gestão Escolar, Diversidade e Direitos Humanos; Gestão Escolar e Acessibilidade; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; PDDE SRM - Financiamento, Adesão e Gestão de Recursos e Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem.

Com um total de 500 egressos atendidos na modalidade EAD, o curso contou com o suporte de servidores, professores, formadores e tutores. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na formação docente em Inclusão e Direitos Humanos, promovendo reflexões sobre a temática no ambiente escolar e contribuindo para um ensino de qualidade nas diversas redes de educação. A proposta reforça a garantia de direitos, como acesso, permanência, sucesso e êxito educacional, conforme preconiza a legislação brasileira.

Durante a mesa-redonda de encerramento, os professores formadores discutiram a proposta do curso e seu impacto na implementação de práticas educacionais inclusivas em diferentes regiões do país.

Entre os palestrantes, destacaram-se Edineia da Silva, Bruno Viviani dos Santos, Carla Miccichelli, Diones Bernardes dos Santos Motta e Sandra Regina Garcia Leite. O evento também contou com a presença do diretor-geral Ricardo Esteves Kneipp, dos coordenadores do curso, Sabrina Araujo de Almeida e Ramon Ferreira Damasceno, além do suporte técnico da transmissão ao vivo, realizado por Gabriel Abegão, estudante do curso de Jogos Digitais do campus.

Os participantes da live ressaltaram a importância de ampliar os espaços de discussão sobre os temas abordados e afirmaram que ações formativas como o Programa RENAFOR são ferramentas essenciais para a promoção da inclusão, a valorização da diversidade e o respeito aos direitos humanos.

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