Restaurante à vista em Duque de Caxias

Uma demanda antiga de alunos e servidores do Campus Duque de Caxias começa a ser atendida. Foram iniciadas as obras para a construção do restaurante estudantil da unidade.
O reitor Rafael Almada diz que essa realização é fruto de um trabalho iniciado com o Programa Juntos para Nutrir, que, segundo ele, foi muito bem pensado, organizado em seus detalhes e que agora se soma ao Programa de Aceleração de Investimento (PAI) e ao programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. “O resultado dessas articulações vai beneficiar os campi, a começar, pelo Campus Duque de Caxias.
Júlio Page, diretor de Articulação Institucional, lembra que essa demanda há muito preocupa alunos, professores e técnicos da unidade. Ele explica que esse restaurante não foi feito antes porque havia um cenário complicado há algum tempo, envolvendo a escassez de recursos e uma questão burocrática específica. “Nós tínhamos a cessão do espaço, mas havia uma cláusula que simplesmente impedia uma construção nessa área. O que era um verdadeiro paradoxo, já que tínhamos a posse, mas não o direito de usar o terreno”. Ainda segundo Julio, foi feita então uma articulação com a prefeitura, uma ação da reitoria em conjunto com o campus, “E, finalmente, conseguimos a dominialidade do terreno. Um documento de 2024 que autoriza essa construção”.
O diretor lembra que o restaurante faz parte do PAI e que esses espaços que vão ser construídos ou reformados nos campi estão recebendo recursos oriundos do PAC, que prevê não apenas a construção, mas a consolidação dos Institutos Federais.