Logo IFRJ

Pílulas da Quarentena

“Pílulas da quarentena: isolados, mas juntos"

 Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 12 de março de 2020, a doença coronavírus 2019 (COVID-19) como de característica pandêmica (WHO,2020)1, tendo ocasionado 3.917.366 casos e 274.361 mortes no mundo (WHO, 2020)2. Muitas escolas adotaram o fechamento de escolas como medida de prevenção, baseado em evidências e premissas de que a redução social interrompe a transmissão da doença (RUSSEL et al., 2020). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), desde março de 2020, teve suas atividades suspensas, seguindo as orientações de órgãos de saúde, visando a proteção da comunidade. Desde então, várias ações estão sendo desenvolvidas a fim de proporcionar interação entre membros da comunidade do IFRJ – Campus Rio de Janeiro e, ainda, ajudar a população neste momento tão difícil. 

Nesse sentido, foi criado o projeto Pílulas da quarentena: isolados, mas juntos" - Dicas de comportamento e bem-estar, além de ações e iniciativas do Campus Rio de Janeiro, idealizado pela equipe da Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro. O projeto visa destacar vozes de servidores e discentes durante o período de isolamento social, divulgando atividades e iniciativas, desenvolvidas por esses agentes, que possam contribuir para o bem-estar tanto da comunidade acadêmica como da comunidade em geral.

O desenvolvimento do projeto dar-se-á através de entrevistas quinzenais em vídeo de 15 minutos, realizadas através de ferramentas como Instagram, Skype e/ou Google Meeting que viabilizam gravações de entrevistas remotas e a possibilidade de distribuição nas mais utilizadas mídias sociais como Facebook, Whatsapp e Instagram.

A equipe da Coordenação de Extensão – contando com dois servidores, uma monitora e um estagiário – será responsável pela identificação de ações de servidores e discentes, contato com responsáveis, elaboração de roteiro, gravação e edição de vídeo e entrevistas – estas realizadas apenas pelo estagiário e pela monitora, como forma de proporcionar maior ligação entre os discentes do IFRJ e, consequente, maior afinidade e assertividade.

Sendo assim, espera-se através deste projeto uma aproximação social como forma de manter a interação entre membros da comunidade Campus Rio de Janeiro do IFRJ. Interação que normalmente acontece no dia-a-dia dos ambientes de estudo e de trabalho, mas que está prejudicada com a necessidade de isolamento durante a ocorrência da pandemia causada pela COVID-19.

 

RUSSELL , M VINER; SIMON, J. R.; CROKER, H.; PACKER, J.; WARD, J.; WARD, C.;  STANSFIELD, O. M., BONELL, C.; BOOY, R. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health 2020; 4: 397–404 Disponível em: https://doi.org/10.1016/ S2352-4642(20)30095-X. Acesso em: 11 maio 2020.

WHO1 – World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19). Situation Report – 111 Data as received by WHO from national authorities by 10:00 CEST, 10 May 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200510covid-19-sitrep-111.pdf?sfvrsn=1896976f_2 . Acesso em: 11 maio 2020.

WHO2 – World Health Organization. Considerations for school-related public health measures in the context of COVID-19 -Annex to Considerations in adjusting public health and social measures in the context of COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail/considerations-for-school-related-public-health-measures-in-the-context-of-covid-19. Acesso em: 11 maio 2020.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS