Logo IFRJ

Documentos e Informativos

V Semana de Interatividade em Ação

 

Para se inscrever, clique aqui.

Para acessar a programação, clique aqui.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil é uma política social executada pelas Instituições Federais de Ensino e tem o objetivo de realizar ações que contribuam para a ampliação do acesso, permanência e o êxito dos (as) estudantes do IFRJ.

 No campus São Gonçalo, essa política está presente desde 2011, ano em que foi publicado o primeiro edital do Programa Auxílio Permanência, que prevê a oferta de distintas modalidades de auxílios: transporte, moradia e emergencial. Os estudantes também são atendidos com a distribuição de uniformes escolares – jalecos, camisas (polo e regatas), e os óculos de proteção, indispensáveis às práticas nos laboratórios. Além disso, os recursos de assistência estudantil financiam a participação dos discentes em eventos e atividades acadêmicas relacionadas ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão. 

Existe um Comitê Gestor Local da Assistência Estudantil, que conta com a participação de estudantes, pais/responsáveis e servidores que efetiva o controle social e a gestão democrática dos recursos PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), fundamental para elaboração coletiva de políticas e ações.

Por fim, o setor responsável pela execução dessa política é a Coordenação de Assistência Estudantil, articulada aos demais setores administrativos do campus. As chamadas para inclusão dos estudantes às ações e programas ocorre anualmente (ou semestralmente) com a publicação dos editais do Programa Auxílio Permanência. 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO