Semana de acolhimento e “Arraiou IFRJ” agitam campus Nilópolis

Diretores do campus Nilópolis organizaram a “Semana de Acolhimento” para os novos alunos do segundo semestre do ano. No acolhimento, que ocorreu entre 29 de julho e 1º de agosto, no auditório, os calouros puderam conhecer os diretores, a divisão dos setores, os programas que existem, e toda a estrutura de funcionamento do campus e de seus respectivos cursos.

A recepção dos alunos do ensino Médio e Técnico ficou por conta do professor e diretor, Thiago Matos. Já os estudantes da graduação foram recepcionados pela professora e diretora, Fabiana Almeida. Os discentes foram presenteados com mochilas que o diretor-geral do campus, Wallace Vallory, conseguiu através de doações.

A caloura de Licenciatura em Química Júlia Esteves afirmou que a semana de acolhimento é uma boa forma de entrosamento. “Tivemos brincadeiras e gincanas, além de ser uma quebra de gelo entre veteranos e novatos. Foi democrático, participava quem queria. É a primeira vez para muitos, assim como para mim, numa instituição de ensino superior e numa instituição federal”, disse.

A diretora de Graduação e Pós-Graduação, Fabiana Almeida, contou que o projeto é um diferencial em relação às outras universidades, pois é feito para os estudantes de todos os níveis de ensino, incluindo os da graduação, que geralmente não possuem essa apresentação. “Nesse semestre, especificamente, nós tivemos uma parceria com as representações estudantis, que fizeram com que essa semana fosse incrível e inusitada”, declarou.

As representações estudantis do campus organizaram, no dia 2, a “Arraiou no IFRJ”, uma “festa agostina” como forma de boas-vindas aos calouros. O evento ocorreu de forma beneficente e contou com a arrecadação de alimentos não perecíveis. Cestas básicas serão montadas e destinadas aos alunos do campus em situação de vulnerabilidade. “O campus nunca teve uma semana de acolhimento tão boa. Nós tivemos uma série de programações feitas pelos alunos e para os alunos, que envolveram apresentações de trabalhos científicos e que culminaram na ‘festa agostina’. Foi excelente e arrecadou aproximadamente 130 kg de alimentos para doações”, destacou Fabiana.

Sher Machado, aluna de Licenciatura em Física, conta que o evento “Arraiou no IFRJ” derivou de um projeto de festa junina redigida pelo presidente da Atlética Mamutes, André Oliveira. “A ideia de ser beneficente surgiu em nossa primeira reunião. Como o evento era para os estudantes, e sabendo da existência de muitos discentes em situação de vulnerabilidade, pensamos em montar cestas básicas para eles, afim de que pudéssemos ajudá-los de alguma forma”, finalizou.

Colaboração: Camilla Fonseca