Seminário de autoavaliação: Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRJ

O Instituto realiza hoje, 11 de fevereiro, o Seminário de autoavaliação: Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRJ, no auditório do prédio da Reitoria, no Centro do Rio.
A mesa de abertura do evento foi formada pelos pró-reitores, Marcus Vinicius Pereira (PROPPI) e Alessandra Ciambarella (PROEN), e por Rebeca Natacha Pinto, da Coordenação de pós-graduação.
Marcus Vinicius abriu os trabalhos. “Pensamos esse evento com muito carinho, e é um prazer receber todos vocês. Pensar o seminário de autoavaliação é pensar que é uma necessidade que existe, de que se façam planejamentos estratégicos, para que possamos caminhar para uma evolução concreta no processo educacional. Esperamos que esse seja o início, o primeiro de muitos eventos desse tipo”.
Alessandra Ciambarella disse: “Nós temos a clareza da importância da pós graduação, não só em relação aos institutos federais, mas para a educação como um todo, para a sociedade de um modo geral. E esse é momento em que temos a oportunidade de um aprofundamento, de um olhar mais críticos sobre temas tão relevantes para todos nós. E em relação ao strictu sensu é mais importante ainda, porque estão relacionados a uma produção significativa da pesquisa aplicada, por exemplo, que se reverte em benefícios no campo tecnológico-social”.
Ela também diz que se sente feliz por ter um programa de pós-graduação na área de ensino. E sobre a autoavaliação, ressalta a importância do evento. “Temos uma dimensão desse encontro, onde é possível compartilhar informações, experiências, realidades e cases de sucesso que são muito interessantes. E esse momento permite uma avaliação de alcance, dos rumos, do que precisa ser feito para nos aprimorarmos sempre. Pensar caminhos novos”.
Em seguida foram realizadas apresentações do PPG em Ensino de Ciências (PROPEC), do PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) e do PPG em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS).
As 10.30 foi a vez do convidado André Romero da Silva fazer a sua palestra, “Consolidação e Desafios da Pós-graduação na Rede Federal”.
No período da tarde o Seminário prossegue com oficinas que serão realizadas em três salas.