Logo IFRJ

Uma tarde no Museu da República

Turmas do 5º e 6º período dos Cursos de Ensino Médio e Técnico em Farmácia (FM 151 e FM 161) do Campus Rio de Janeiro participaram de uma visita técnica ao Museu da República no dia 27 de maio.

 

Os estudantes estavam acompanhados pelo professor de História, Marcus de Oliveira, os historiadores do Museu da República Maria Helena Versiani, André Angulo e Tata Songhele, e pelo representante do grupo da gestão compartilhada do Acervo Nosso Sagrado. 

 

Os estudantes puderam conhecer a história de formação do Acervo Nosso Sagrado, o movimento de luta para retirar o acervo do Museu da Polícia e os processos de catalogação, conservação e investigação dos objetos sagrados.

 

A atividade privilegiou a construção e a luta pela cidadania na República, estabeleceu relações entre a produção do conhecimento histórico e o patrimônio cultural e religioso brasileiro, assim como reconheceu a importância das lutas organizadas em torno da reparação histórica.

 

Para Marcus de Oliveira, a atividade se apresenta como uma reafirmação do compromisso da educação pública com a construção de uma sociedade antirracista e compromissada com as demandas sociais e éticas de nosso tempo.

a imagem mostra em primeiro plano uma mesa coberta por papeis. Ao redor, destaca-se uma funcionario do Museu, e em seu entrono estao os alunos do IFRJ, observando

 

https://www.instagram.com/museudarepublica?igsh=MWJtNWhmbXFuYncybg==

 

fotos: Oscar Liberal 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS