Logo IFRJ

Visita técnica dos estudantes do Curso Técnico em Administração

Estudantes do Curso Técnico em Administração do Campus São João de Meriti conheceram, no dia 27 de janeiro, as Políticas Públicas de Economia Solidária do município de Niterói e o Banco Comunitário do Preventório.

A visita foi fruto da atividade de campo da disciplina de Economia Solidária, ministrada pelo professor Anderson Oriente, os estudantes tiveram oportunidades de conhecer a Casa Paul Singer de Economia Solidária, a Moeda Social Araraboia, o Espaço EcoSol, e o Banco Preventório. “O objetivo da visita foi observar e entender na prática as políticas públicas de economia solidária e como a dita “outra economia” é organizada pelo movimento social, mas sobretudo perceber como a sociedade é impactada por meio dessas instituições e também das políticas públicas adotadas no município no campo da economia solidária”, disse o docente.

A Casa Paul Singer de Economia Solidária é um espaço de acolhimento, debates e aprendizados da economia solidária, sede do fórum municipal de economia solidária e centro de comercialização. A casa é uma das referências pelo tipo de trabalho realizado no campo da economia solidária no estado do Rio de Janeiro.

A sede da moeda social Araraboia está localizada no mesmo espaço ocupado pelo Instituto E-dinheiro, que também estabelece o suporte técnico ao banco, além de ser o local onde gerencia a moeda social, que é um programa de transferência de renda municipal para famílias em vulnerabilidade social por meio de uma moeda social com circulação no município de Niterói, que também fomenta a economia solidária por meio de editais, dentre os quais nos anos de 2023 e 2024, com o montante de quatro milhões de reais, na geração de trabalho e renda no âmbito da economia solidária.

Já o Espaço EcoSol (espaço de comercialização municipal da economia solidária) é mantido pelo poder público, mas compartilhado pelos fazedores da economia solidária, que compartilham de forma autogestionária o local para a venda dos seus produtos e serviços. Uma reivindicação de longa data do movimento da economia solidária atendida pela política pública.

E, por fim, o Banco do Preventório, o banco comunitário com mais tempo de serviços prestados no estado do Rio de Janeiro, figurando como um canal de resiliência comunitária sob a liderança dos seus moradores, mantendo-se ativo em sua sustentabilidade e sendo um canal potencial para atividades sociais, culturais e, sobretudo, econômicas no Morro do Preventório.

De acordo com o professor, para os estudantes esse tipo de aprendizado não é perceptível em uma sala de aula, e a oportunidade que tiveram com essa disciplina enriquece muito o percurso formativo. “Assim, fomos privilegiados por uma rica e oportuna atividade de campo com a disciplina de economia solidária no curso técnico em administração e ficamos inteiramente lisonjeados com as ações de políticas públicas e de resiliência comunitária que podem ser também importantes para diversos territórios empobrecidos do nosso país”, disse Oriente.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS