XXV SEMATEC - 25 e 26 de novembro de 2020 - Campus Nilópolis

A XXV SEMATEC, a Semana de Tecnologia do IFRJ Campus Nilópolis terá como tema: “Pode uma sociedade abrir mão de arte, ciência e educação? Possíveis impactos e transformações no mundo pós-pandemia”. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro. confira a PROGRAMAÇÃO

Segundo os organizadores,  a programação reune debate sobre o tema principal da Semana, onze oficinas, dez minicursos, uma sala com apresentação de projetos discentes do ensino médio-técnico, outra com relatos de experiências de bolsistas de graduação, uma live de observação astronômica e sarau super bacana organizado por alunos(as) e professores(as).

A mesa de abertura será no dia 25, às 10h, com as participações de Rafael Almada, reitor do IFRJ; Ana Luísa Soares, pró-reitora de Extensão; Thiago Matos Pinto, diretor geral do Campus Nilópolis; Heitor Achilles, diretor de Ensino Médio-Técnico; e Alexandre Pimentel, coordenador de Extensão.

Logo em seguida, às 10h30, haverá o debate: "Pode uma sociedade abrir mão de arte, ciência e educação? Possíveis impactos e transformações no mundo pós-pandemia", tendo como convidados(as) Jaqueline Gomes de Jesus docente e pesquisadora do IFRJ Belford Roxo; Alessandro Machado Batista, diretor do Museu da Vida – Fiocruz, e mediação de Heitor Achilles, diretor de Ensino Médio-Técnico do IFRJ Nilópolis.

As duas mesas - assim como algumas outras ações do evento - serão transmitidas pelo canal do evento no Youtube: https://bit.ly/sematec_IFRJ_Nilópolis

Como parte da programação da semana vai acontecer também no dia 26, às 18h, o III Relato de Experiência dos Egressos do IFRJ Nilópolis, encontro organizado pela Coordenação de Integração Escola-Empresa - COIEE, reunindo ex-alunos que hoje atuam em diferentes áreas no mercado de trabalho.

A comissão organizadora do evento lembra que é importante mencionar que a XXV edição da SEMATEC conta com recursos públicos por meio do edital interno do campus Nilópolis para Eventos de Extensão (nº13/2019), e do Edital de Extensão de Semanas Acadêmicas (nº09/2019) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Segundo a organização, esses fomentos demonstram o forte compromisso do IFRJ, e também da comissão, com o incentivo às atividades de extensão e pesquisa, em um contexto de forte ataque às instituições públicas de ensino.

Por fim, a comissão organizadora desta edição entendeu como fundamental o desafio de ampliar a diversidade de representações na produção do conhecimento. Portanto, as imagens de Johana Dobereiner, Marie Curie, Bertha Lutz, Sueli Carneiro e Milton Santos nos materiais gráficos do evento não são meramente ilustrativas, mas representam um compromisso com uma visão mais ampla de ciência que reconheça a contribuição dos mais variados campos, cores, saberes, gêneros.