160 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada em Paraty

O IFRJ torna público o Edital N°07/2024, contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado aos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do acordo de cooperação técnica entre o IFRJ e o município do Paraty, estado do Rio de Janeiro.

A Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Jovens e Adultos é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores Jovens e Adultos para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, visando ao exercício profissional.

O processo seletivo visa preencher um total de 160 (cento e sessenta) vagas destinadas à Formação Inicial e Continuada (FIC) nos cursos de Assistente Administrativo (a) (40 vagas), Condutor (a) Cultural Local (40 vagas), Cuidador (a) de Idosos (as) (40 vagas) e Organização de Eventos (40 vagas). Deste total de vagas, 25% (vinte e cinco por cento) serão providas por candidatos (as) que se declararem Pessoa com Deficiência (PcD), 25% (vinte e cinco por cento) por candidatos (as) que se autodeclararem Negros (as) (Pretos/as ou Pardos/as) ou Indígenas (NI) e 50% (cinquenta por cento) por candidatos (as) de ampla concorrência.

Para se candidatar a uma das vagas deste Edital, o (a) candidato (a) deverá ter a escolaridade mínima de: Ensino Fundamental I Completo (1º ao 5º ano) para o curso de Condutor (a) Cultural Local; Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano) para os cursos de Assistente Administrativo (a) e Cuidador (a) de Idosos (as); e Ensino Médio completo para o curso de Organização de Eventos. O (a) candidato (a) deverá, ainda, possuir, até a data para a matrícula, a idade mínima de 16 (dezesseis) anos.

Os cursos serão realizados na Escola Municipal Professora Pequenina Calixto (Avenida Roberto Silveira, nº 17285, Parque Ype, Paraty – RJ). As inscrições serão realizadas presencialmente na Escola Municipal Professora Pequenina Calixto, no período de 11 a 28 de março de 2024, das 10h às 19h. A seleção e classificação dos (das) candidatos (as) que manifestarem interesse nas vagas dar-se-ão por ordem de inscrição, durante o período estipulado. O resultado será divulgado a partir das 13h do dia 01 de abril de 2024, na página do processo seletivo.