Logo IFRJ

Comissão Própria de Avaliação

 

 

Autoavaliação Institucional 2021/1 

Prezad@s Estudantes dos cursos de Bacharelado em Produção Cultural, CST em Procesos Químicos e Licenciatura em Computação!

Vocês encontrarão um questionário simples, claro, objetivo de ser respondido, com questões de múltipla escolha.

Cada questão aceita uma resposta, que deverá ser a mais próxima de sua percepção acerca do item em avaliação. As questões que compõem o questionário contemplam as três dimensões da autoavaliação institucional estabelecidas legalmente. Inúmeros outros aspectos serão avaliados em outros momentos, inclusive em outros instrumentos.

Suas contribuições são fundamentais para o processo de avaliação do seu curso!

Contamos com participação e colaboração de todos!

Em caso de dúvidas, encaminhem sua mensagem para cpa@ifrj.edu.br

 

Link de acesso ao questionário do seu curso:

Bacharelado em Produção Cultural

CST em Procesos Químicos

Licenciatura em Computação

 

 

Um breve histórico

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (CPA IFRJ) é a instância responsável pela autoavaliação institucional. Suas ações seguem as orientações e os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; porém, por tratar-se de uma instituição diferenciada, com atuação em diferentes níveis e sub-níveis de escolarização, a autoavaliação institucional possui caráter abrangente, contemplando os diversos cursos e programas e não somente o ensino de graduação.

A CPA possui, para além de identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação junto à sociedade e comunidade acadêmica, a missão de mapear realidades que possibilitem uma leitura integrada e contextualizada, subsidiando os diferentes níveis de gestão e orgãos colegiados. A autoavaliação, no atual cenário educacional, implica consciência do quadro histórico em que ela emerge e do momento vivenciados; bem como, compreensão da multiplicidade de dimensões envolvidas e das relações com a regulação, supervisão e avaliação externa, especialmente para instituições atípicas e inovadoras como os Institutos Federais.

A CPA IFRJ foi criada em 2004, ainda sob a institucionalidade CEFET de Química de Nilópolis, passando por recomposições em 2008 e 2009. Em 2011 passou por um período de reestruturação, que culminou com a formação da composição nomeada para o 4º Ciclo Avaliativo (2012-2014), quando foi iniciado um trabalho de regulamentação da autoavaliação institucional e de criação da cultura da autoavaliação que não oriente-se por aspectos quantitativos, rígidos, fragmentados, reducionistas e punitivos; mas, quantitativos e qualitativos, flexíveis, contextualizados, objetivos, imparciais e com plena transparência.

No final de 2014 a CPA teve o seu Regulamento aprovado pelo Conselho Superior (CONSUP) e em Junho/2015 foram designados os componentes que conduzirão o processo durante os dois primeiros anos do 5º Ciclo Avaliativo (2015-2017). Esta mesma equipe conduziu os trabalhos da CPA no período 2018-2019.

Em 2020, a CPA passa a contar com uma nova composição.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS