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Comissão Própria de Avaliação

 

 

Autoavaliação Institucional 2023

Prezad@s Estudantes e Servidor@s do IFRJ!

Está aberto o período de avaliação institucional do IFRJ para toda a comunidade acadêmica!

A autoavaliação permite promover reflexões e delinear as potencialidades e os pontos de melhoria institucionais e dos agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão.

Assim, convidamos todos os segmentos da nossa comunidade, a participar e se engajar neste processo tão fundamental para o IFRJ e para o fortalecimento da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Vocês encontrarão um questionário simples, claro, objetivo, fácil de ser respondido, com questões de múltipla escolha.

Cada questão aceita uma resposta, que deverá ser a mais próxima de sua percepção acerca do item em avaliação. As questões que compõem o questionário contemplam as dez dimensões da autoavaliação institucional estabelecidas legalmente. Inúmeros outros aspectos serão avaliados em outros momentos, inclusive em outros instrumentos.

Contamos com participação e colaboração de todos!

SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!

Acesse o questionário relativo ao seu segmento:

Discentes

Servidores

Gestores

 

Em caso de dúvidas, encaminhe sua mensagem para cpa@ifrj.edu.br

 

 

Um breve histórico

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (CPA IFRJ) é a instância responsável pela autoavaliação institucional. Suas ações seguem as orientações e os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; porém, por tratar-se de uma instituição diferenciada, com atuação em diferentes níveis e sub-níveis de escolarização, a autoavaliação institucional possui caráter abrangente, contemplando os diversos cursos e programas e não somente o ensino de graduação.

A CPA possui, para além de identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação junto à sociedade e comunidade acadêmica, a missão de mapear realidades que possibilitem uma leitura integrada e contextualizada, subsidiando os diferentes níveis de gestão e orgãos colegiados. A autoavaliação, no atual cenário educacional, implica consciência do quadro histórico em que ela emerge e do momento vivenciados; bem como, compreensão da multiplicidade de dimensões envolvidas e das relações com a regulação, supervisão e avaliação externa, especialmente para instituições atípicas e inovadoras como os Institutos Federais.

A CPA IFRJ foi criada em 2004, ainda sob a institucionalidade CEFET de Química de Nilópolis, passando por recomposições em 2008 e 2009. Em 2011 passou por um período de reestruturação, que culminou com a formação da composição nomeada para o 4º Ciclo Avaliativo (2012-2014), quando foi iniciado um trabalho de regulamentação da autoavaliação institucional e de criação da cultura da autoavaliação que não oriente-se por aspectos quantitativos, rígidos, fragmentados, reducionistas e punitivos; mas, quantitativos e qualitativos, flexíveis, contextualizados, objetivos, imparciais e com plena transparência.

No final de 2014 a CPA teve o seu Regulamento aprovado pelo Conselho Superior (CONSUP) e em Junho/2015 foram designados os componentes que conduzirão o processo durante os dois primeiros anos do 5º Ciclo Avaliativo (2015-2017). Esta mesma equipe conduziu os trabalhos da CPA no período 2018-2019.

Em 2020, a CPA passou a contar com uma nova composição.

 

 

Autoavaliação Institucional

2023/2

CST em Redes de Computadoes

Prezad@s Estudantes do CST em Redes de Compudadores!

Você encontrará um questionário simples, claro, objetivo de ser respondido, com questões de múltipla escolha.

Cada questão aceita uma resposta, que deverá ser a mais próxima de sua percepção acerca do item em avaliação. As questões que compõem o questionário contemplam as três dimensões da autoavaliação institucional estabelecidas legalmente.

Inúmeros outros aspectos serão avaliados em outros momentos, inclusive em outros instrumentos.

Suas contribuições são fundamentais para o processo de avaliação do seu curso!

Contamos com a sua participação e colaboração!

Clique AQUI para acessar o questionário!

 

 

Relatos Institucionais

Ciclo 2021-2023

Relato I

Relato II

Ciclo 2018-2020

Relato II

 

 

Relatórios 

Relatórios finais

Ciclo 2015/2017

Ciclo 2012/2014

Ciclo 2006/2008

Ciclo 2004/2006

 

Relatórios parciais

Ciclo 2012/2014 (2)

Ciclo 2012/2014 (1)

 

Relatório de Atividades de Reestruturação da CPA

2011/2012

 

Relatórios de autoavaliação dos Campi
(autoavaliações sob responsabilidade de cada campus)

2012 - Campus Rio de Janeiro

 

 

Membros

Ciclo 2021/2023

Ciclo 2015/2017 - CPA

Ciclo 2015/2017 - CSA

Ciclo 2012/2014

 

 

Divulgação CPA

Floder

 

 

Legislação

Resolução CONSUP/IFRJ nº 52/2014 - aprova regulamento da CPA

Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065/2014 - Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional

Roteiro de Autoavaliação Insititucional - 2004

Lei nº 10.861/2004 - Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

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EDITAIS

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