1° Exame de Faixas do IFRJ em Ação

Com o objetivo de concretizar os dois anos do “IFRJ em Ação- Projeto Lutas”, foi realizado o 1º exame de faixas dos atletas amadores de Karatê e Jiu-Jitsu do campus Duque de Caxias. O evento, que aconteceu no dia 19 de dezembro, contou com a participação de 40 atletas, alunos, ex-alunos, servidores e membros da comunidade.

O projeto, iniciado em maio de 2016, foi idealizado e organizado pelos professores Jupter de Abreu, faixa preta de Karatê; Sérgio Thode Filho, faixa preta de Jiu-Jitsu; e Leandro Gouveia, professor de Educação Física e coordenador do projeto.

No Jiu-Jitsu, a entrega das faixas foi realizada pelo árbitro do UFC e Sensei (mestre) do professor Thode, João Cláudio Soares. Já no Karatê, a entrega foi feita por Alexandre Ibiapina, faixa preta e Sensei do professor Jupter.

O responsável pela prática de Karatê do Projeto e professor de Música do campus, Jupter de Abreu, falou sobre o evento. “É muito gratificante ver a dedicação e o progresso dos alunos no projeto. Esses fatores nos incentivaram a organizar o exame da faixa, mostrando que o IFRJ pode e deve ofertar atividades esportivas e culturais, e todas elas ajudam na formação do aluno como cidadão, além de ser uma divulgação para o campus, pois como é um projeto de extensão”, disse.

Todos os participantes do projeto receberam certificados, referente ao período em que participaram como atletas amadores do Projeto Lutas, assinados pelos faixas pretas de suas respectivas modalidades.