Logo IFRJ

Acessibilidade em foco no campus Paracambi

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas, NAPNE, realizou no dia 18 de maio uma roda de conversa sobre deficiência visual no campus Paracambi.

 

A mesa foi composta por Paola Mota, presidente do NAPNE no campus; Carolina Sacramento, mestre em Informática; e Paulo César da Silva, fonoaudiólogo e psicopedagogo da Fiocruz e atualmente aposentado.

 

Paulo César dividiu com o público histórias e experiências baseadas na vivência como deficiente visual. O palestrante ficou cego aos 12 anos em consequência de uma infecção viral e, posteriormente, foi estudar no Instituto Benjamin Constant, centro de referência nacional na área da deficiência visual. Ele destacou, durante a palestra, a importância da participação de toda comunidade escolar na inclusão de alunos que não enxergam.

 

A palestrante Carolina Sacramento abordou o tema da acessibilidade na web para deficientes visuais. A mestre em Informática explicou o funcionamento dos softwares de acessibilidade e das dificuldades que os usuários encontram, pois, alguns sites possuem uma interface que os softwares não conseguem ler.

 

 

“Trazer o tema da acessibilidade contribui para que os alunos saiam com uma formação e um pensamento mais crítico. É importante eles perceberem que em qualquer área há essa demanda de pensar em pessoas com necessidades específicas”, ressaltou Carolina.

 

O intuito da roda de conversa foi inserir o tema no campus para que os alunos entendessem cada especificidade de maneira completa. A meta é que o evento aconteça com frequência com uma abordagem informal.

 

“O objetivo é quebrar o preconceito que a sociedade tem em decidir pelo outro que ele não será capaz quando na verdade ele é, desde que haja os recursos necessários”, pontuou a presidente do NAPNE, Paola.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS