Logo IFRJ

Audiências públicas sobre novos cursos chegam ao campus Eng. Paulo de Frontin

Seguindo as exigências institucionais para a criação de novos cursos, independentemente do nível e modalidade, o campus Eng. Paulo de Frontin realizará audiências públicas para apresentação e consulta à comunidade sobre os seguintes cursos:

- Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Projetos e Negócios em TI

- Técnico em Multimídia (concomitante/subsequente ao Ensino Médio)

- Técnico em Informática para a Internet (integrado ao Ensino Médio)

Atualmente, o campus Eng. Paulo de Frontin oferece o curso de Graduação de Tecnologia em Jogos Digitais e o curso Técnico em Informática para Internet (concomitante/subsequente).

No dia 28 de agosto foi realizada a audiência pública sobre o curso Técnico em Guia de Turismo (concomitante/subsequente ao Ensino Médio), que contou com a participação de representantes do governo municipal e de servidores. A Reitoria foi representada pela pró-reitora de Ensino Médio Técnico, Helena Torquilho, e do diretor de Gestão Acadêmica, Carlos Victor de Oliveira.

Após as audiências públicas e trâmites institucionais necessários para a autorização de funcionamento de novos cursos, o campus poderá contar com a oferta de cinco cursos regulares, de nível técnico, graduação e pós-graduação.

Os interessados podem se inscrever nos links abaixo:

Experiências com audiências públicas para novos cursos

Desde 2015 o IFRJ dissemina a iniciativa de realização de audiências públicas na definição de novos cursos. As primeiras experiências foram realizadas pelos campi em implantação, iniciando em Resende (2015) e Belford Roxo (2015), São João de Meriti (2016) e Niterói (2017). 

Também em 2017, o campus Pinheiral realizou audiência pública para a criação do curso Técnico em Paisagismo, recém autorizado a funcionar pelo Conselho Superior (ConSup).

Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão (Diex), Marcos Clivatti Freitag, "as audiências públicas buscam, fundamentalmente, apresentar a instituição, apresentar o projeto pedagógico do curso pretendido, acolher contribuições dos presentes e, sobretudo, legitimar a decisão pela criação do curso com a expressa manifestação da comunidade interna e externa. Este é um processo gradual de democratização na tomada de decisão sobre os cursos que funcionarão em uma unidade". 

As audiências públicas são abertas à representantes do governo municipal e estadual, sociedade civil organizada, movimentos sociais, servidores, discentes e demais interessados.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS