Aula inaugural da Pós-graduação em docência

A aula inaugural da Pós-Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica do Campus Eng. Paulo de Frontin foi realizada, de maneira virtual, no dia 14 de março. O evento acadêmico contou com a presença da Dra. Rosane Castilho, que possui formação acadêmica em Educação pela Universidade Católica Argentina - Santa Fé, e pós-doutorado realizado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A convidada proferiu uma aula sob o título "O manejo das emoções e o compromisso com o ofício docente", abordando temas de suma importância para o contexto educacional atual.

Segundo o coordenador do curso e diretor-geral do campus, Ricardo Kneipp, a temática escolhida pela Dra. Castilho é de extrema relevância para os discentes deste programa de pós-graduação, especialmente considerando o cenário volátil e complexo que caracteriza o ambiente educacional contemporâneo.

“A habilidade de gerir emoções é fundamental não apenas para o bem-estar dos estudantes, mas também para o dos docentes, influenciando diretamente na qualidade da educação e na criação de um ambiente propício ao aprendizado”, disse Kneipp.

O professor complementou ainda, afirmando que o compromisso com o ofício docente enfatiza a essencialidade da dedicação e do entusiasmo pela prática educativa. E que esses elementos são cruciais para superar os desafios inerentes à profissão e para a implementação de práticas pedagógicas que respondam às demandas do século XXI.

Ainda segundo Ricardo Kneipp, a compreensão e aplicação dos conceitos discutidos pela Dra. Castilho são fundamentais para os alunos deste curso, que visa o desenvolvimento de competências emocionais e profissionais que contribuirão significativamente para a eficácia, humanização e adaptabilidade dos futuros ambientes educacionais em que atuarão.