Logo IFRJ

Da Bolívia para o Brasil

 

O boliviano e engenheiro agrônomo, Ricardo Suárez Mejía, graças a um  projeto de intercâmbio, está conhecendo o Brasil e em particular o campus Pinheiral. No dia de sua chegada, 20 de fevereiro, ele conheceu os principais setores da unidade e se mostrou surpreso com a estrutura: “É um campus de formação técnica bem completo, tem muita tecnologia e sistemas de educação para atender aos alunos”.

 

Para o engenheiro, sua experiência no Brasil através do intercâmbio vai agregar novos conhecimentos a sua profissão, um aprendizado melhor sobre o idioma e a busca de uma oportunidade de mestrado no país. Ele também pontuou que o país é um lugar de muitas diversidades e que pretende conhecer as especificidades de cada região.

 

Ricardo relatou que veio de uma família que possui como atividade econômica a criação de gado de corte, porcos e a produção agrícola com milho, entre outros cultivos. Ele explicou que escolheu o Brasil para seu projeto de intercâmbio devido à tecnologia que o país tem na área agropecuária e, ainda, pela proximidade com o seu local de origem.

 

O professor e diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do campus, Marcelo Santos de Souza, relatou que a unidade tem se esforçado para receber projetos de intercâmbio, com a finalidade, dentre outras, de abrir portas para os servidores do campus em projetos semelhantes em outros países.

 

O intercâmbio de Ricardo se firmou com o IFRJ por meio da Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS