Campus Eng. Paulo de Frontin firma parceria com laboratório Visgraf, do IMPA

Na foto, o professor Luiz Velho, fundador e coordenador do laboratório Visgraf (à esquerda)

e o diretor-geral do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Cezar de Albuquerque (à direita)

Foi oficializada a parceria do curso Superior de Tecnologia (CST) em Jogos Digitais com o laboratório Visgraf, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O contato foi mediado pelo coordenador do curso, Gabriel Fernandes, que também é pesquisador do Impa na área de Realidade Aumentada e Jogos.

“Acredito que a aproximação vai gerar bons resultados para ambas as instituições acadêmicas”, declarou o diretor-geral do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque. Segundo ele, a aliança será estratégica para o Instituto Federal e para fortalecer as futuras pretensões científicas do curso. O diretor ressaltou ainda a bilateralidade da colaboração, uma vez que o Impa compartilhará com o IFRJ sua produção científica, à medida que contará com a produção e conhecimento no setor de jogos digitais do Instituto.

Para o coordenador Gabriel Fernandes, o contato "foi muito promissor e anuncia para o futuro a realização de projetos de forma colaborativa". Entre as vantagens da parceria para o curso de Jogos Digitais, Gabriel pontuou que os alunos poderão participar em pesquisas de ponta no campo da computação gráfica e ter acesso à tecnologia e orientação. A colaboração tem o intuito também de incentivar os alunos a participarem de seminários e cursos livres oferecidos pelo Impa que sejam enriquecedores para a formação profissional.

O próximo passo será a implementação de um laboratório de Realidade Virtual e Aumentada para Jogos no campus Eng. Paulo de Frontin, que, além de ambiente de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de ponta no campo de jogos digitais, atuará como um canal de comunicação entre os dois institutos.

Localizado na capital do estado do Rio de Janeiro, o Impa é uma entidade de prestígio internacional e já teve um de seus pesquisadores, Artur Ávila, agraciado com a Medalha Fields; maior premiação da Matemática no mundo. O Laboratório Visgraf do Impa, é um pioneiro reduto de designers, matemáticos, programadores, cientistas da computação, artistas, entre outros. Atua desde 1989 com o objetivo de criar projetos inovadores e realizar pesquisas nas áreas de Visão e Multimídia, se consolidou como um núcleo de excelência em Computação Gráfica de reconhecida importância no cenário internacional e é hoje uma das principais referências para a divulgação e o desenvolvimento da área e na vanguarda da pesquisa tecnológica no Brasil. Sua proposta é fazer matemática aplicada computacional na área de novas mídias, uma vez que tem a visão de que estas áreas estão relacionadas, sendo um dos primeiros grupos a fazer visualização de matemática. O Laboratório é apoiado pelas agências de fomento FINEP, CNPq e FAPERJ e também por doações das empresas IBM Brasil, Autodesk / Alias, Nokia, Microsoft, Adobe e NVIDIA. Mantiveram parcerias tecnológicas com Digitok e eyllo, além de colaborações criativas com o Ambos &&.