Logo IFRJ

Campus Mesquita oferece formação para mediadores do Museu do Amanhã

No dia 30 de janeiro, a professora Grazielle Rodrigues Pereira ministrou uma formação para os mediadores do setor educativo do Museu do Amanhã, importante ponto turístico e cultural do Rio de Janeiro.

O Museu do Amanhã destaca-se como um museu de ciências singular, proporcionando um ambiente único para a expressão de ideias, explorações e questionamentos acerca da era de transformações significativas em que estamos imersos. “Este espaço não apenas reflete sobre o presente, mas também incita reflexões sobre os inúmeros caminhos que se apresentam para o futuro, conferindo-lhe importância na promoção do entendimento e da visão prospectiva”, disse Grazielle.

Na sua exposição, a professora abordou aspectos significativos relacionados ao recém-lançado Manual de Diagnóstico (DSM-5, divulgado em 2023), que apresenta uma perspectiva renovada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi ressaltado ainda, pela professora, a relevância da inclusão de indivíduos com TEA em museus e centros de ciências.

Também foram apresentadas ferramentas empregadas em atividades presenciais e itinerantes no Espaço Ciência InterAtiva (ECI), o museu de ciências do IFRJ Campus Mesquita. Essas ferramentas podem ser empregadas em oficinas com a finalidade de promover a interação dos visitantes com TEA e o ambiente museológico.

“A aproximação e as trocas entre o ECI com esse importante equipamento cultural do Rio de Janeiro, que é o Museu do Amanhã, mostra o quanto é importante discutir o TEA nesses espaços”, disse Sérgio Henrique Júnior, coordenador do Espaço Ciência Interativa.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS