Campus Nilópolis e Secretaria Municipal de Educação juntos por uma educação melhor

palco do auditório do campus Nilópolis

Na busca por estreitar os laços e implementar melhorias na educação da comunidade nilopolitana, o diretor-geral da unidade, Wallace Vallory, e a diretora de Ensino de Graduação e Pós-graduação do campus, Fabiana Almeida, receberam representantes da Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis, no dia 15 de maio, a fim de concretizar uma parceria entre as duas instituições.

Durante a reunião, temáticas como a infraestrutura e os cursos que o Instituto oferece foram abordados. Além disso, a criação do Polo de Aprimoramento em Formação Educacional de Nilópolis (PAFEN) foi apresentado como principal projeto a ser desenvolvido durante a colaboração.

O diretor-geral, Wallace Vallory, explicou como funcionaria a gestão do PAFEN: “A ideia é criar um comitê gestor onde o município, o IFRJ e futuramente o Estado, possam estar atuando juntos pela escola, para fazermos uma transformação desses espaços escolares”, explicou.

As principais finalidades do projeto são fortalecer a formação da educação básica, disponibilizando os alunos licenciandos do campus para produção de atividades nas escolas municipais; garantir o preparo inicial e continuado de profissionais no ramo da educação e unir o esforço das diferentes esferas governamentais por uma educação básica e de qualidade.

Entusiasmada, a atual subsecretária de Educação, Waldenise Conte, esteve no encontro e falou um pouco sobre a possível efetivação da parceria. “É interessante como nossos sonhos são parecidos. A proposta que estão trazendo para nós é tudo que tentamos fazer desde que chegamos na secretaria, principalmente buscar essas parcerias no nosso quintal”, comentou.

Waldenise reforçou, também, como essa colaboração pode melhorar a qualidade de vida e expandir as oportunidades para os moradores de Nilópolis. “Com uma educação de qualidade a população nilopolitana terá oportunidade de ocupar mais espaços, ter mais chances no mercado de trabalho e, sobretudo, contribuir para diminuição da violência na cidade”, concluiu a subsecretária.