Campus Niterói completa um ano de atividades

Reitor na aula inaugural

Um terreno vazio, uma sala emprestada, alguns cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e uma equipe de 11 pessoas se transformaram em uma grande obra que já está 60% concluída. O campus Niteroi do IFRJ conta hoje com um campus provisório; cursos FIC, uma extensão e o seu primeiro curso técnico, além de uma equipe de 37 profissionais.

O dia 25 de julho é reservado para comemorar o início dessas atividades, que começaram em 2016 com a aula inaugural dos primeiros cursos FIC ministrados pela unidade. De lá para cá, com diálogos e conquistas, as ofertas de turmas aumentaram, os profissionais e a procura também.

Formandos FIC 2016.2

O que será o amanhã?

O primeiro curso técnico concomitante/subsequente em Administração começa em agosto com duas turmas, o curso é o primeiro escolhido nesta modalidade para o campus, de acordo com pesquisas prévias no Sapê, bairro localizado na região de Pendotiba (Niterói), onde o campus está em construção.

Os cursos  FIC em Desenvolvimento Web; Redes de Computadores; Espanhol Básico para negócios; Inglês Básico para atendimento no setor de serviços; Assistente de Administração em organização e métodos, e a extensão Preparatório Enem, completam as ofertas do campus para o semestre, que contará também com um curso FIC de Libras – cujo lançamento do edital está previsto para as próximas semanas.

Com apenas um ano de atividades, o campus preza sempre pela participação da população da região. Uma audiência pública, reuniões e pesquisas realizadas com a sociedade e setores da cidade, pesquisa online e conversa com alunos de colégios municipais fizeram parte do processo de implantação do campus. Todo esse esforço já apresentou resultados que estão sendo estudados pela equipe e nortearão as áreas de atuação.

Audiência pública

É só o começo!

Se hoje a unidade possui 318 alunos, a meta é chegar a 1500 no futuro. O campus do Sapê tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2018, e contará com laboratórios, quadra poliesportiva e biblioteca para atender aos cursos técnicos integrado e concomitante/subsequente, uma graduação e uma pós-graduação, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de Extensão.

Este é o primeiro ano de uma história que, segundo a Direção-Geral, será escrita e vivida por servidores, alunos e, é claro, pela população.

Obra campus do Sapê - julho 2017