Campus Niterói realiza primeira formatura de cursos FIC

Grupo com todos os formandos, posando para a foto em uma escada, com canudos de formatura nas mãos

Emoção, agradecimentos e homenagens marcaram a noite de quarta-feira (15/01) durante a cerimônia de formatura de 40 alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de duas turmas de “Assistente de Administração em Organização e Métodos” e uma de “Espanhol Básico para Negócios” do campus Niterói. A solenidade, realizada no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói, contou com a presença de servidores do campus, familiares dos formandos e autoridades do município.

O diretor de Implantação do campus, Eudes Pereira, destacou a importância de realizar a formatura das primeiras turmas do campus. “Para nós, como instituição de ensino, os cursos FIC representam a oportunidade de iniciarmos nosso processo de instalação na cidade. E para os alunos, acreditamos que demos uma oportunidade de crescimento profissional. Durante esses seis meses eles tiveram uma integração muito grande com os professores, os cursos fluíram muito bem e com baixíssimo índice de evasão, o que para nós é um sucesso. Estamos muito felizes”, afirmou.

Aluna Alexandra Marins fala ao microfone, no palanque à frente do auditório
Alexandra Marins, uma das formandas, foi oradora de sua turma

Corroborando com a fala do diretor, Alexandra Marins, de 22 anos, que atua como vendedora e se formou no curso de “Assistente de Administração em Organização e Métodos”, disse ter achado o curso muito produtivo para todos e afirmou terem disposto de toda a assistência que precisaram. “Tudo o que podemos fazer para agregar valor ao nosso currículo é muito válido. Esse curso vai abrir muitas portas para nós e eu estou muito grata e satisfeita por ter tido essa oportunidade. Essa formação em Administração é interessante até para o ramo em que já trabalho, que é o de vendas, pois a empresa permite e incentiva o crescimento dos seus funcionários”, destacou.

Solenidade

Na mesa de abertura encontravam-se o diretor de Implantação do campus Niterói, Eudes Pereira; a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro; o secretário Municipal de Participação Social, Miguel Vitoriano; a subsecretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cavalcanti; e o diretor de Ensino do campus Niterói, José Marcelo Velloso.

Diretor Eudes fala em palanque ao lado da mesa de abertura, composta por autoridades
O diretor de Implantação Eudes Pereira falou sobre a importância da solenidade

Ao receber a palavra, a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, enfatizou que o momento marca a história do IFRJ em Niterói e do próprio município. “Esta é a primeira leva de alunos que conclui sua formação aqui em Niterói, lembrando a importância desta instituição para nossa cidade e para o país. O instituto federal é, sem dúvida, a grande academia voltada à formação profissional e técnica. É maravilhoso ver isso caminhando e, sem dúvida, será uma história de muitos anos aqui na cidade”, aspirou, parabenizando ainda os alunos pela conquista.

Os formandos fizeram o juramento e receberam as declarações de conclusão de curso. Os oradores das turmas agradeceram aos professores e à equipe do campus, seguidos pelos professores patronos, que fizeram falas sobre a rotina das aulas e com palavras de incentivo aos discentes. Houve ainda a entrega de homenagens aos professores, feitas pelos alunos.