Campus Niterói receberá recursos para projetos voltados para a economia azul

O Campus Niterói do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) foi selecionado para receber recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, visando apoiar projetos de pesquisa e extensão voltados para a economia azul - que compreende atividade econômicas relacionadas aos mares e áreas costeiras, que contribuam para a promoção do crescimento econômico, da inclusão social e da preservação ou melhoria dos meios de subsistência e, ao mesmo tempo, busquem garantir a sustentabilidade ambiental dos mares e das áreas costeiras - no Estado do Rio de Janeiro.

O campus Niterói destacou-se nas primeiras colocações do edital de chamamento nacional, uma conquista impulsionada pelo engajamento dos diretores Eudes Pereira de Souza Júnior e José Marcelo Veloso de Oliveira, juntamente com o coordenador do projeto, o professor economista e doutor, Riezo Almeida. O professor Almeida enfatiza as vastas oportunidades que surgirão durante a execução do projeto em 2024, especialmente ao considerar as potencialidades de desenvolvimento regional da economia azul local.

“O objetivo primordial do projeto é oferecer suporte à pesquisa, extensão e desenvolvimento científico e tecnológico, concentrando-se, em particular, nos ecossistemas marinhos de Niterói e do estado do Rio de Janeiro. O contexto das mudanças climáticas impõe desafios significativos, tornando essencial a integração eficaz de estratégias de economia azul, resiliência climática e cooperação multinível em políticas municipais. Identificar barreiras e promover colaborações sustentáveis para desenvolver economias azuis resilientes e inclusivas é a essência do foco principal”, explicou o professor.

Além disso, o coordenador do projeto ressalta a importância do desenvolvimento de estratégias associadas ao cooperativismo de plataforma na economia azul. “Essas estratégias incluem o estímulo e a valorização ambientalmente consciente. O comprometimento do projeto com os objetivos e eixos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, bem como sua contribuição para a Agenda 2030 da ONU, destacam a relevância e o impacto positivo que se espera alcançar. O IFRJ campus Niterói vai desempenhar um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na construção de um futuro mais resiliente e inclusivo para o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.