Campus Paracambi ministra curso de Libras à comunidade

alunos em sala de aula, prestando atenção

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Paracambi trouxe para a Baixada Fluminense um curso de extensão em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. As aulas começaram no dia 29 de agosto com duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, com carga horária de 40 horas.

Inicialmente, o curso atenderia apenas alunos e servidores do campus. Mas a coordenadora do NAPNE e professora do curso Paola Mota conta que, quando percebeu a carência de cursos de LIBRAS na região de Paracambi, decidiu expandir a oferta e abrir as inscrições para qualquer pessoa com ensino médio completo ou em andamento.

“Decidi abrir para todos porque o mundo tem que ser acessível, não só o IFRJ, e se temos a oportunidade de levar esse conhecimento para além do Instituto, isso é muito válido”, diz a coordenadora.

A grande procura pela inscrição - que ocorreu entre julho e agosto - entre moradores dos municípios de Queimados, Nova Iguaçu e Coroa Grande motivou uma terceira turma para os que ficaram na lista de espera. A nova turma começou no dia 14 de setembro, e terá aulas às quartas-feiras no turno da tarde.