Campus Paracambi participa do III Jogos Intercampi

Alunos jogando xadrez

Cerca de 1.200 estudantes do IFRJ se reuniram, no dia 10 de junho, no campus Pinheiral, para um dos maiores eventos organizados pelo instituto: os Jogos Intercampi. O campus Paracambi participou da terceira edição dos jogos com cerca de 70 alunos, que puderam representar o campus e demonstrar coletividade, trabalho em equipe e concentração nas modalidades handebol, futebol, vôlei de praia e de quadra, xadrez e tênis de mesa.

Alunas uniformizadas de jogadoras reunidas em círculo discutindo estratégias de jogo

As equipes do campus Paracambi alcançaram o primeiro lugar no handebol feminino e no futebol masculino na categoria graduação. Para isso, o campus com o apoio da torcida intitulada de “Força Primata Paracambi”, que apoiou os alunos em todas as categorias em que competiram. Matheus Melo, estudante do 5° período do curso Técnico em Mecânica, participou do time de futebol na categoria Ensino Médio e ressaltou: “a nossa expectativa era sair com a vitória, mas os jogos envolvem outras coisas mais importantes, como a interação com os outros campi e torcer pelos meus colegas”.

Aluna segura bandeira da torcida organizada do campus

Jonatas de Mendonça, que cursa o 7° período de Técnico em Eletrotécnica, foi o único participante de Paracambi no xadrez e levou o campus ao 5° lugar geral. “O xadrez é um ótimo incentivo para a área de exatas e, além de estimular o aluno, envolve esportivamente. Eu também vejo o xadrez como um esporte de inclusão porque é uma opção para muitas pessoas que não podem ou não gostam de praticar esportes físicos”, destacou Jonatas.

Os alunos de algumas modalidades passaram por uma competição interna para chegar aos jogos, como foi o caso de Murilo Santana, estudante do 2° período do curso Técnico em Mecânica. O estudante, que participou pela primeira vez dos jogos, falou sobre sua experiência: “Foi muito bacana assumir essa responsabilidade de representar o campus. Muitos alunos jogam tênis de mesa em Paracambi e foi muito satisfatório passar na seletiva e vir para os jogos”, afirmou.