Logo IFRJ

Campus Pinheiral oferece capacitação a produtores rurais sobre criação de aves em sistemas alternativos

Palestrante, na frente do auditório, fala ao público

O campus Pinheiral ofereceu um ciclo de palestras a partir da temática “Criação de Aves em Sistemas Alternativos”. As atividades foram direcionadas aos produtores rurais e aconteceram entre os dias 18 de maio e 8 de junho. A ação faz parte de um projeto contemplado no edital de Pró-Extensão do IFRJ e é uma ação do Núcleo de Estudos e Atuação em Agroecologia (NEAA) do campus Pinheiral.

Temas diversos foram abordados durante o ciclo, como a certificação para produção orgânica, ministrada pela representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiana Nobre. Já a experiência na produção agroecológica foi relatada pela produtora rural, Jovelina Fonseca.

“Foi um período longo, de quase um mês, e tivemos a felicidade de oferecer atividades de capacitação no Dia do Trabalhador Rural, dia 25 de maio”, declarou uma das professoras responsáveis pela ação, Dayse Oliveira. Ela destacou, ainda, que o encerramento das atividades teve a participação de 57 pessoas de vários municípios de três estados.

A programação contou, também, com a palestra por web conferência, “Alimentos e alimentação de aves em sistema alternativo”, com o pesquisador Jorge Ludke, da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Santa Catarina. A equipe de organização do evento analisou que a web conferência se apresentou como uma alternativa para uma ação em um período de crise orçamentária. Os organizadores ressaltaram, ainda, a importância da equipe de informática do campus Pinheiral e da Embrapa para o sucesso da ação.

A partir do ciclo de palestras sobre a criação de aves em sistemas alternativos, um grupo de produtores foi formado para produção de ração orgânica nas dependências do campus Pinheiral. “O apoio do campus Pinheiral para a produção da ração possibilitará a redução de custos na alimentação das aves”, afirmou a docente Dayse Oliveira, em nome da equipe organizadora do projeto. Vale destacar que os professores Dayse Oliveira e Marcos Fábio Lima oferecerão assistência no balanceamento de rações para as aves e, também, que foi realizado um diagnóstico dos produtores participantes durante as atividades.

A equipe organizadora da ação “Capacitação de produtores rurais: criação de aves em sistema alternativo” foi composta pelas professoras: Dayse Oliveira de Souza, Élida da Conceição Jorge, Júlia Oliveira Barros Santoro e Cristiane Melo Silva Oliveira; pelo técnico em Agropecuária, Marlon Sarubi da Silva, e pelas estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, Yasmin Teixeira Costa e Paola Dal Piaz da Cruz.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS