Logo IFRJ

Campus Realengo selecionado no edital nacional do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)

O Instituto Federal do Rio de Janeiro, representado pelo Campus Realengo, foi selecionado a partir do edital nacional do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), vinculado ao Ministério da Saúde, em sua 11ª edição: “PETSaúde: Equidade”.

O projeto aprovado contempla três eixos temáticos e será desenvolvido por cinco grupos de aprendizagem tutorial, cada um deles composto por duas docentes tutoras, oito estudantes e dois preceptores (profissionais de saúde).

“Nos últimos dez anos, o IFRJ tem participado de todas as edições deste relevante programa nacional, garantindo o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão e a participação social”, disse a professora Janaína Dória Líbano Soares, coordenadora de um dos grupos de aprendizagem tutorial.

Ainda de acordo com a professora, o projeto prevê a participação de 30 vagas para estudantes bolsistas, distribuídas igualmente entre os cursos de graduação do campus Realengo (Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). “A novidade desta edição é que haverá vagas também para estudantes da área de humanas. No IFRJ, serão 10 vagas para estudantes do Bacharelado em Produção Cultural (campus Nilópolis) atuarem nas ações propostas para o território da Área Programática 5.1, que inclui Realengo e adjacências”, explicou Janaína, que disse também que o edital de seleção de estudantes será lançado em breve.

Confira as temáticas e as docentes responsáveis.

Eixo Temático Grupos de Aprendizagem Tutorial Tutoras
I -Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde 1 - Educação em saúde para o cuidado da população LGBTQIAPN+

Michelle Guiot Mesquita (coordenadora)

Lêda Glicério Mendonça 

II -Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde

2 - PICS como cuidado para as trabalhadoras do SUS

 


 

 

3- Encontrando caminhos frente a medicalização da vida

Juliana Veiga Cavalcanti (coordenadora)

Mauren Lopes de Carvalho 

Mônica Romitelli de Queiroz (voluntária)


Janaína Dória Líbano Soares (coordenadora)

Raquel Rennó Braga  

Susana Engelhard Nogueira (voluntária)
 

III- Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.

4-Redes maternas: desconstruindo e ressignificando papéis

 


5- Maternidade Ativa: Construindo saberes e ações conscientes no processo do maternar

Carla Soares de Lima Prieto (coordenadora)

Alexandra de Faria do Amaral 

 


Meriane Pires Carvalho Lima (coordenadora)

Mariana Martins Gomes Pinheiro 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS