Campus Rio de Janeiro participa dos III Jogos Intercampi

Time de futebol masculino do campus posa para a foto

A terceira edição dos Jogos Intercampi foi realizada, no dia 10 de junho, no IFRJ campus Pinheiral. Os esportes praticados foram futebol, vôlei de quadra e de areia, handebol, xadrez e tênis de mesa.  A competição apareceu nos gritos das torcidas e na quadra, mas fora de campo o cenário foi outro. A confraternização tomou forma e o que se viu foram alunos dos mais diversos campi do Instituto Federal fazendo amizades e interagindo entre si. O campus Rio de Janeiro venceu em quatro modalidades: futebol masculino do Ensino Médio e da Graduação, handebol masculino do Ensino Médio e xadrez masculino.

A coordenadora de ações esportivas, Gabriela Conceição, enfatizou o papel dos Jogos de integrar os estudantes. Para ela, a competição ocupa uma posição secundária. “O mais importante é quando você vê as edições que vão passando, os campi torcendo um para o outro e se unindo. A maior alegria mesmo é ver essa integração”, afirmou.

No xadrez, as partidas foram disputadas entre meninos e meninas. Apenas na classificação, as categorias foram separadas em masculino e feminino: o campus Rio de Janeiro ficou em 1º e 3º lugares nas categorias, respectivamente. Luana Gonçalves, do 2º período do curso Técnico em Biotecnologia, teve duas vitórias, conquistando o 3º lugar.  Ela contou que começou a jogar por causa do irmão, que também pratica a atividade. “No primeiro campeonato em que participou, ele ficou em terceiro lugar, então eu estou feliz de também ter tido essa colocação, já que foi o meu primeiro campeonato por uma escola”, declarou.

No tênis de mesa de Ensino Médio, o campus também obteve bons resultados, alcançando o 2º lugar com o masculino e o 3º com o feminino. No vôlei de quadra de Ensino Médio, o time conseguiu chegar à final, mas sofreu uma virada da equipe de Duque de Caxias, perdendo a partida por 2 a 1 (15x12, 16x18, 15x17). Já no futebol, as meninas perderam para o campus São Gonçalo por 3 a 1 e no handebol feminino o placar de 1 a 1 com Nilópolis no tempo normal resultou em um desempate nos lances de sete metros, que deu a vitória por 2 a 1 para o time adversário. Apesar do resultado, a estudante do 6º período curso Técnico em Química e integrante da equipe de handebol, Marcelle Bogado, disse estar satisfeita com o desempenho da equipe, que foi formada pouco tempo antes do evento esportivo.

Futebol feminino durante a partida

Com o placar de 1 a 0 contra Nilópolis, 2 a 0 contra Pinheiral e na final 1 a 1 contra Duque de Caxias (3x2 nos pênaltis), o time de futebol masculino do Ensino Médio foi campeão. O professor de Educação Física do campus Rio de Janeiro, Manoel Dantas (o Lelo), que é o treinador do time e também é responsável pela equipe de vôlei, comparou a atividade física à música e disse que ela é o “pulso da vida”. Ele também elogiou a performance em campo dos jogadores. “O torneio é fantástico e é sempre um momento inesquecível. Quando se é jovem, jogar um campeonato desses e ganhar é muito bom, eles foram muito bem. Isso traz uma perspectiva de o esporte ser valorizado nas escolas”, declarou.

Já na torcida, a animação ficou por conta dos 40 alunos do campus Rio de Janeiro que foram incentivar suas equipes. O presidente do Grêmio Estudantil do campus Rio de Janeiro e aluno do 2º período do curso Técnico em Meio Ambiente, Nathan Paes, disse que foi muito emocionante assistir aos jogos e que existiu muito respeito entre os campi.

O handebol foi um dos esportes mais esperados por todos. O time masculino passou pelo primeiro jogo contra a equipe de Volta Redonda por 14 a 1. Na semifinal a equipe jogou contra Nilópolis e a partida foi acirrada. O empate por 8 a 8 levou à uma decisão nos lances de sete metros, que o campus Rio de Janeiro venceu por 3 a 1. A final, disputada contra o time de Duque de Caxias, teve o placar de 8 a 3 para o Rio de Janeiro. A vitória foi muito comemorada e o jogador Lucas Mendonça Villas do 8º período do Curso Técnico de Química afirmou estar muito feliz pela equipe conseguir mostrar que é capaz e que o trabalho que fizeram por dois anos valeu a pena. Ana Paula de Araújo, diretora de Administração do campus Rio de Janeiro, é a técnica da equipe e também é responsável pelo handebol e futebol feminino. Ela comentou que essa integração faz com que os alunos criem um vínculo entre si. Para ela, o time mereceu o resultado obtido. “Eu acho que merecem muito por toda a dedicação que eles tiveram. Eles fazem parte dessa escola e é para eles e por eles que esse trabalho continua”, finalizou.