Campus São João de Meriti conclui mais um curso de Libras

O campus São João de Meriti concluiu, em 22 de maio, mais um curso de Extensão Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Ministrado pela técnica em Libras Eliete Guimarães, o curso teve início em 26 de março de 2017, com turmas na parte da manhã e na parte da tarde, totalizando uma carga horária de 40 horas.

Ao longo da comemoração, foram entregues todos os certificados. O diretor-geral do campus, Sérgio Moraes, parabenizou cada um dos formandos pela conclusão e pelo rendimento da turma: “Agradeço a todos por terem se interessado nessa disciplina, que tem o intuito de gerar a inclusão daqueles que necessitam da comunicação através da língua de sinais”.

O diretor de Ensino do campus, Isaque de Souza, elogiou a iniciativa de realização do curso: “Estamos muito felizes em recebê-los. Gostaria de parabenizar tanto os moradores da comunidade quanto a Secretaria de Educação de Nilópolis que trouxe professores para participar do curso”.

Morador de São João de Meriti e professor de Matemática, Thiago Manhães, trabalha dando aulas em cursos preparatórios. Segundo ele, muitos professores não têm interesse em se aprofundar em LIBRAS: “Me formei na UERJ e lá o assunto ‘inclusão’ é muito falado, por isso me interessei no curso. Adorei adquirir essa experiência e acredito que pode ser um diferencial no meu currículo”, contou.

De acordo com Silvania Dias, superintendente de Educação Especial de Nilópolis, os professores que fizeram o curso elogiaram o método de ensino dinâmico da instrutora Eliete Guimarães. “Falamos tanto em inclusão social, mas, infelizmente, não temos profissionais suficientes para suprir as necessidades daqueles que precisam de intérprete. É por isso que precisamos de pessoas habilitadas em LIBRAS”.

A psicóloga e também professora, Edneusa Correia é aposentada, mas, mesmo assim, quis cursar LIBRAS. “Percebo a angústia dos alunos surdos em não conseguirem se comunicar e também dos professores que, infelizmente, não estão aptos a oferecer essa assistência. Quero ajudá-los daqui em diante”, explicou.

Por fim, a professora Eliete enfatizou que o curso foi gratificante pois a maioria dos alunos eram professores e, a partir de agora, eles poderão se comunicar com os surdos dentro das escolas em que lecionam. “Inclusão é uma questão social. Não adianta existir uma lei e não termos profissionais capacitados dentro das salas de aula para lidar com os surdos. Muitos professores recebem esses alunos e não sabem de comunicar com eles”.

Ao final, os participantes realizaram um amigo oculto de chocolate, no qual tinham de dizer em Libras as características da pessoa que sortearam. A atividade contou com a presença de todos os alunos e também do surdo João Paulo Araújo, que contribuiu em algumas aulas e ajudou as turmas nas dinâmicas das aulas.