Caxias no III Jogos Intercampi: dedicação e emoção

Time do campus uniformizado e em quadra

A terceira edição dos Jogos Intercampi do IFRJ aconteceu no dia 10 de junho, no campus Pinheiral. O evento é considerado um dos maiores do IFRJ, em termos de número de participação de alunos, e o campus Duque de Caxias levou diversas equipes para atuarem nas diferentes modalidades de competição.

Com um total de quatro ônibus – três de atletas e um para a torcida (este fretado pelos próprios alunos) – a viagem de Duque de Caxias a Pinheiral durou em torno de duas horas e meia: a festa já começou no caminho, com muita cantoria auxiliada pelos instrumentos levados para torcer.

Para a abertura oficial do evento, as delegações de todos os campi presentes entraram na quadra, chamadas uma de cada vez, para a execução do hino nacional. Com a presença de diversas pró-reitorias, a cerimônia foi breve e contou ainda com uma manifestação voluntária dos alunos, protestando contra a situação política do país. Após a abertura, alguns grupos de dança dos campi fizeram suas apresentações na quadra, inclusive do campus Duque de Caxias.

Durante todo o dia, os alunos de Caxias participaram das diversas modalidades oferecidas nos jogos, ocorridas simultaneamente: futebol, handebol, vôlei de quadra e de areia, xadrez e tênis de mesa. As divisões para competição eram feitas por categorias: “Graduação” e “Ensino Médio”; e “Masculino” e “Feminino”. Exceto para o vôlei, onde os times podiam ser mistos. Os discentes da pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar também participaram dos jogos e até puderam competir na categoria “Graduação”.

Representantes do campus recebendo prêmio no pódio

O campus Duque de Caxias foi campeão no vôlei de quadra em um jogo disputado até o último ponto com a equipe do Rio de Janeiro. O aluno do curso Técnico de Petróleo e Gás, Cristyan Belo, de 20 anos, fazia parte do time e, inclusive, foi treinador da equipe. Ele conta que treinavam duas vezes por semana com quatro horas de duração cada treino. “Era a modalidade mais focada na preparação para o Intercampi. Sempre que possível eram realizados alguns jogos testes com o time considerado titular para entrosar mais a equipe”, revelou.

Cristyan acredita que o Intercampi proporcionou uma incrível união aos alunos do campus. O atleta do vôlei destacou a força da torcida, com seus bandeirões, gritos de guerra e bateria, e sua organização e falou sobre a sua conquista em quadra. “É uma mistura de alívio com muita alegria, uma sensação de dever cumprido. Todos nós (equipe do vôlei de quadra) podemos falar que valeu muito a pena todo nosso esforço em cada treino e o resultado não poderia ter sido diferente”, finalizou.

Já era noite quando os jogos foram encerrados. Os professores de Educação Física responsáveis pelo campus Duque de Caxias, Ana Beatriz Tavares e Leandro Almeida, foram chamados ao palco para receberem as medalhas que foram distribuídas para todos os atletas, independente de terem vencido ou não a modalidade da qual participaram. Cristyan também foi chamado ao palco representando o Ensino Médio e o estudante da Graduação, Filipe Machado, para representar sua categoria.

Para o professor Leandro, ter conseguido levar os alunos do campus Duque de Caxias e promover essa edição junto com o grupo de trabalho (GT) do Intercampi foram suas maiores realizações. Ele diz que ser campeão em alguma modalidade é legal, mas que o objetivo dos jogos não é esse e sim promover a diversão e integração entre os campi. “É uma relação muito mais cultural, competitiva também, mas desde que a gente entenda como uma maneira saudável de competição”, disse.

Para mais fotos do campus Duque de Caxias na terceira edição dos Jogos Intercampi, clique aqui.