De Caxias a Portugal: o desafio de novos horizontes

Universidade de Évora

O sonho de estudar na Europa chegou ao campus Duque de Caxias. Ângela Vasconcellos, de 24 anos, é estudante do 4º período de licenciatura em Química e conseguiu uma bolsa para estudar na Universidade de Évora, em Portugal, durante um ano.

Formada no técnico em Química pelo campus Nilópolis, Ângela trabalhava sua área de formação no horário da madrugada, mas resolveu sair para se dedicar integralmente aos estudos quando começou a graduação. A estudante está na representação de discentes do colegiado do campus Duque de Caxias e faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Para conseguir a vaga, Ângela enviou para análise da Universidade de Évora seu currículo em modelo europeu (montado com o auxílio de um site especializado), uma carta de motivação e seu histórico. Um mês depois do envio, a aluna foi selecionada para a bolsa de estudos.

A discente viajará sozinha e se prepara para o próximo ano letivo local, que iniciará em 18 de setembro. Apesar do desafio de não ter nenhum rosto conhecido por perto, ela diz ter uma boa desenvoltura para conhecer pessoas e está muito animada com a nova jornada. “Acho que vai ser muito bom. Tanto para minha vida profissional quanto para minha vivência pessoal, o intercâmbio vai ser muito enriquecedor. Vivenciar um pouco da cultura deles, ver como é a educação em Portugal. Isso vai dar uma boa turbinada”, finalizou.