Coldir aprova suspensão do Calendário Acadêmico do IFRJ

O Colégio de Dirigentes (Coldir) do IFRJ aprovou, em reunião extraordinária realizada na segunda-feira, 15/04, a suspensão do Calendário Acadêmico do IFRJ, retroativa ao dia 03/04. A decisão visa assegurar a uniformidade nas práticas de ensino e a segurança dos alunos e servidores durante o período em que durar a greve deflagrada na primeira semana do mês.

Durante a reunião, os dirigentes expuseram os motivos pelos quais acreditavam que a suspensão era a melhor atitude a ser tomada pela instituição. 14 diretores e 5 pró-reitores votaram pela suspensão, tendo havido apenas uma abstenção, do campus Resende.

“Alguns diretores pontuaram questões como a insegurança, principalmente em relação ao movimento ser muito pequeno nos campi. Além disso, os alunos estavam usando o Riocard durante esse período e, se a gente for repor as aulas durante as férias, eles já teriam gasto as passagens nesse período e não teriam gratuidade”, contou o pró-reitor substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Clenilson de Sousa Júnior, que destacou ainda que algumas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão serão mantidas em funcionamento, como a Clínica-Escola do Campus Realengo, por ser destinada ao atendimento à população.

Igor Valpassos, pró-reitor de Planejamento e Administração, também falou que os diretores alegaram a questão da segurança no campus porque, com a greve, e diminuição de fluxo de pessoas agravou a questão de possíveis assaltos, com muitas áreas desertas. Segundo ele, os dirigentes também pontuaram a questão da padronização dos procedimentos no âmbito do instituto: “Porque tem campus que tem aula em algumas disciplinas e em outras não está tendo aula, e isso gera uma insegurança tanto nos servidores, em relação às questões jurídicas, quanto dos próprios estudantes em relação ao que fazer. Outro ponto abordado foi em relação à padronização das avaliações, pois com o calendário ativo, isso permitiria aos docentes realizarem avaliações. O que cria uma situação de discrepância, porque tem aluno sendo colocado para fazer avaliações, enquanto outros estudantes não estão fazendo avaliações, o que gera uma situação de desigualdade na instituição. Por esses motivos, tanto do ponto de vista de gestão acadêmica quanto de gestão patrimonial, da segurança e gestões locais, se entendeu necessária a suspensão do calendário”, enfatizou.

“Essa decisão vai ao encontro também do que foi pactuado pelos gestores do IFRJ no protocolo de intenções com o comando central de greve em reuniões realizadas nas últimas semanas, onde a garantia da reposição das aulas aos estudantes permite a devida suspensão”, lembrou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcus Vinicius Pereira.

O Colégio de Dirigentes (ColDir) do Instituto Federal do Rio de Janeiro desempenha um papel fundamental no processo decisório da instituição, sendo um órgão consultivo composto pelo Reitor, que atua como presidente, pelos Pró-Reitores e pelos Diretores-Gerais dos Campi. Este colegiado realiza reuniões ordinárias mensais e extraordinárias quando convocadas pelo presidente ou por 2/3 de seus membros, priorizando a primeira segunda-feira de cada mês para seus encontros, na sede da Reitoria do IFRJ.

De acordo com o artigo 11 do estatuto do IFRJ, compete ao Colégio de Dirigentes apreciar e recomendar o calendário de referência anual da instituição.

A questão da suspensão do calendário acadêmico tem sido objeto de discussão nos principais fóruns colegiados e entre o corpo técnico do IFRJ desde o início da greve dos servidores em 03 de abril. É importante ressaltar que a legislação brasileira exige que, após o término da greve, os servidores garantam a reposição de conteúdo e dias de aulas para não prejudicar a formação dos estudantes. Esse compromisso foi assumido pela gestão do IFRJ em todas as suas unidades.

A definição da quantidade de dias a serem suspensos do calendário está sujeita à conclusão da greve pelas categorias de representação sindical dos servidores e à contagem dos dias de paralisação. A portaria de suspensão do calendário será emitida em breve, conforme os trâmites legais estabelecidos pelo IFRJ. Para obter mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a Direção de Ensino do Campus ou com as Pró-reitorias.