Logo IFRJ

Coleção Cadernos Prograd IFRJ

Equipe que escreveu primeiro exemplar

Autores da primeira edição, que já está disponível no portal do Instituto

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) lançou a coleção “Cadernos Prograd IFRJ”. A proposta visa criar um novo canal de comunicação acadêmica, por meio da publicação de livros eletrônicos, e, desse modo, contribuir com a reflexão sobre as principais temáticas pertinentes ao ensino de graduação.

O lançamento do primeiro volume, intitulado “Memórias e Trajetórias – Histórico do Ensino de Graduação no IFRJ” ocorreu durante o “Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste – ForGRAD Sudeste”, nos dias 01 e 02 de junho no campus Rio de Janeiro do IFRJ.

A publicação está dividida em cinco capítulos. O primeiro deles – de autoria de Priscila Bentin, coordenadora-geral da Graduação do IFRJ – denomina-se “Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como Instituições de Ensino Superior”, o qual traça um breve panorama nacional da criação dos Institutos, a implementação dos cursos de graduação e suas principais características.

O segundo capítulo – intitulado “A Trajetória do Ensino de Graduação no IFRJ” e assinado pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Elizabeth Augustinho – não só apresenta o histórico dos cursos e da gestão do ensino de graduação no IFRJ (desde seu início, em 2003, até os dias atuais), como também destaca os principais desafios para a atual gestão.

“A Contribuição de Programas e Projetos para o Desenvolvimento da Graduação no IFRJ” é o título do terceiro capítulo desta publicação. Escrito por Cássia Lisbôa, pró-reitora Adjunta de Ensino de Graduação, o texto contém dados recentes relacionados aos Programas PET, Pibid e Pró-Saúde/PET-Saúde. Além disso, aborda informações institucionais sobre a participação dos discentes do IFRJ no Ciência sem Fronteiras e apresenta um dos canais de comunicação do estudante com a Prograd: a Revista da Graduação.

Capa da primeira edição, amarela.
Primeira edição de uma série de cinco volumes

O quarto capítulo – “Pesquisa Indicadores da Graduação” – foi escrito por Luana Ribeiro, coordenadora de Apoio ao Estudante, e Leonardo Siqueira, assistente administrativo. Trata-se de um relato sobre o histórico da pesquisa no ensino de graduação, desde seu surgimento aos dias atuais, apontando alterações pelas quais passou com o decorrer dos anos, além das potencialidades e dificuldades encontradas durante seu percurso.  

O capítulo “Os Processos de Regulação e Avaliação da Graduação no Instituto Federal do Rio de Janeiro”, de autoria de Vivian Martins, docente do IFRJ, e Levy Lemos, técnico em Assuntos Educacionais, encerra o volume apresentando inicialmente fundamentação e abordagens das legislações e normas da Educação Superior Brasileira. Adicionalmente, os autores traçam uma retrospectiva dos processos de avaliação, a partir do relato de experiência das etapas instituídas pela Prograd para o acompanhamento dos cursos de graduação do IFRJ.

A partir deste primeiro volume de “Cadernos Prograd IFRJ”, cria-se mais um espaço para a comunicação, o debate e a reflexão de temas pertinentes à graduação. Outras temáticas diversas serão abordadas nos volumes seguintes.

Clique aqui para acessar o primeiro volume desta coleção de livros eletrônicos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS