Começa a etapa de Fóruns do Planejamento Estratégico do IFRJ

Marcus Flávio Lenza fala à frente do auditório, com a projeção de slides ao fundo

Marcus Flávio Lenza, sócio gerente de Projetos da Steinbeis-Sibe do Brasil

O Planejamento Estratégico do IFRJ para o período de 2017-2021 iniciou a etapa de Fóruns de Gestão. O primeiro evento ocorreu hoje (17/04) no prédio novo da Reitoria, no Centro do Rio de Janeiro.

Os fóruns vão acontecer em todos os campi do Instituto e serão conduzidos por consultores do Projeto. Em novembro de 2016 o IFRJ contratou a assessoria GD - Gestão & Desenvolvimento Empresarial (Steinbeis-Sibe do Brasil), parceira da Steinbeis University Berlin, para conduzir a elaboração e a implantação deste projeto.

Marcus, de costas e em primeiro plano, fala para a plateia, de frente em segundo plano

De acordo com Marcus Flávio Lenza, sócio gerente de Projetos da Steinbeis-Sibe do Brasil, o objetivo desta etapa é apresentar a toda a comunidade do IFRJ detalhes do Planejamento Estratégico que está sendo desenvolvido e permitir a participação efetiva, através do levantamento de propostas e demandas, dos servidores. “Essas informações serão levantadas no período de abril a maio. Num segundo momento, vamos sistematizá-las e, assim, traçaremos alguns projetos e iniciativas para que lá na frente a gente consiga entregar os resultados”, explicou.

A partir de um diagnóstico que já foi feito em etapas anteriores, que identificou pontos fortes e fracos, além de ameaças à instituição, será possível aos servidores contribuírem com ideias. Para Vanessa de Oliveira, diretora de Licitações e Contratos da Reitoria do IFRJ, esse espaço dos fóruns proporciona a discussão das demandas necessárias, hoje, para que haja melhora enquanto instituição: “Vamos buscar melhorar a imagem do IFRJ no mercado, enquanto provedores de mão de obra qualificada; e na sociedade, para mostrarmos para a comunidade que estamos ali para atender as suas necessidades”, disse.

Várias pessoas, sentadas ao redor de uma mesa, formam um dos grupos de discussão

Já Eliel Moura, coordenador de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Ensino Técnico, destaca que essa é uma oportunidade para sentar ao redor da mesa e ouvir as diversas áreas. “Ter essa troca de vários olhares, diversas visões diferentes, faz a gente crescer e vai ajudar a apontar os rumos do futuro do Instituto”, afirmou.

Os fóruns envolvem uma introdução e apresentação do projeto e em seguida começam trabalhos práticos, nos quais os presentes foram divididos em três grupos, categorizados nos seguintes eixos temáticos: Empreendedorismo e Interação com o Mercado; Responsabilidade e Inclusão Social; Ciência, Tecnologia e Internacionalização. Os apontamentos obtidos através destes debates ajudarão a compor o mosaico que vai, no fim das contas, dar forma ao Planejamento Estratégico do IFRJ.

Anote os próximos Fóruns e Participe!

17: Fórum de Gestão – Reitoria

18: Fórum de Gestão – Nilópolis – manhã e Mesquita - tarde