Contaminação por metais pesados e produção de hortaliças em Pinheiral

Palestra foi ministrada a alunos de Meio Ambiente e Agropecuária.

O campus Pinheiral recebeu o professor Nelson Moura Brasil, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que realizou a palestra "Contaminação por Metais Pesados pelo Uso de Agroquímicos em Áreas de Produção de Hortaliças na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro" para estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Agropecuária. O evento aconteceu no dia 29 de junho.

O professor avaliou que o Brasil tem uma demanda de pesquisa, e profissionais na área de solos e meio ambiente. Ele acrescentou, ainda, que é importante levar essas discussões a futuros técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária no estado do Rio de Janeiro, que, segundo o palestrante, é o maior produtor e consumidor de hortaliças.

Nelson alertou que fatores naturais e antropogênicos, como o manejo inadequado da terra, tem aumentado as contaminações dos solos e das hortaliças. Advertiu, ainda, que o Brasil tem carência nas atividades de fiscalização para garantir a qualidade dos alimentos.

O professor André Fernão Martins de Andrade acompanhou o palestrante e avaliou  a relevância da atividade para os alunos: “É muito importante eles ouvirem alguém com mais experiência. ”, pontuou.