Coordenação Pedagógica e o IFRJ: um debate sobre assuntos educacionais

A pró-reitoria de Ensino Médio e Técnico (PROET) realizou, no dia 05 de junho, a abertura do seminário “A atuação da coordenação pedagógica na organização do trabalho pedagógico em uma instituição de formação profissional e tecnológica”. Destinado à comunidade interna, o evento foi ministrado no Instituto Pereira Passos, em Laranjeiras, pelo pedagogo José Adelmo Menezes. O debate contou com a presença de técnicos em assuntos educacionais, psicólogos, pedagogos, coordenadores dos cursos técnicos e diretores de Ensino de diferentes campi.

Representando a PROET, estiveram presentes: a pró-reitora de Ensino Médio e Técnico, Helena Torquilho; a diretora de Gestão Pedagógica, Cíntia dos Santos; o coordenador de Programas e Projetos, Eliel da Silva; a coordenadora de Apoio no Ensino Técnico, Carmem Trigo; e a assistente de Administração, Luana Monteiro.

Helena agradeceu ao Instituto Pereira Passos pela disponibilização do espaço e aos presentes por compareceram ao evento. Ela mencionou, ainda, a importância de os servidores conhecerem e entenderem o IFRJ e de o Instituto atingir a população carente com ensino de qualidade. De acordo com Helena, os ouvintes sairão do seminário com um pensamento diferente para mobilizarem mudanças em seus respectivos campi. “Acredito que estamos sempre semeando alguma coisa na cabeça de alguém, conhecimento é isso. Cada um aqui é uma sementinha que vai semear e multiplicar esse conhecimento que está adquirindo”, pontuou.

O palestrante José Adelmo comentou sobre o começo da carreira na área de Educação e sobre como as políticas públicas direcionadas aos institutos dificultam a formação e evolução deles. Para ele, o seminário é importante para levantar questões a respeito do ambiente escolar e pedagógico. “A ideia de contribuição é que a gente possa aprofundar um debate sobre as questões, especificamente, pedagógicas em respeito ao que são os institutos federais, a organização de um currículo em um sistema de educação profissional e a própria gestão do trabalho escolar, que é feito pelos servidores relacionados com a educação dos campi”.

Durante o seminário, os presentes puderam levantar questões acerca dos campi em que atuam, além de ofertar ideias que poderiam ser utilizadas em outras unidades. José Adelmo citou os princípios dos Institutos Federais, como territorialidade, pluralidade, verticalidade, multicampi e princípio de rede.

O coordenador acadêmico de cursos Médio e Técnico do campus Rio de Janeiro, Rodrigo Almeida, deseja que o seminário consiga estabelecer um debate entre os profissionais dos campi. “Espero que possamos pensar de forma cooperativa, de que maneira o trabalho de um servidor permeia as ações do outro e no sentido de construir algo sólido”, pontuou.

Em concordância com Rodrigo, a pedagoga do campus Volta Redonda, Letícia Medeiros, apontou que esse é um momento destinado especificamente à atuação das Coordenações Pedagógicas dentro do Instituto. “Para nós o importante é saber qual é a relação desse profissional dentro da instituição, por isso é bom ver que as pró-reitorias estão dando atenção à essa relação”.

O evento terá continuação no dia 06 de junho, ainda com um debate ministrado pelo pedagogo José Adelmo, para levantar questões acerca da relação dos profissionais com o Instituto.