Criação, arte e cultura em Realengo

II Sarau Cultural no campus Realengo

O projeto “Mostra de Talentos” com a intenção de fomentar a arte e a cultura, realizou o II Sarau Cultural no campus Realengo. O evento teve como objetivo estimular um ambiente de encontro e trocas, além de proporcionar momentos de lazer estimulando o desenvolvimento da arte e da expressão corporal. O sarau aconteceu no dia 13 de julho.

O evento foi organizado pela Coordenação Técnico Pedagógica (COTP) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), contou com a presença de alunos e servidores do IFRJ e dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pequeno Hans e do CAPS Manoel de Barros.

A abertura do evento foi realizada pela diretora-geral Elisa Poças, que agradeceu a contribuição e a presença de todos. A roda de conversa “O papel da arte no cuidado” deu início as atividades e contou com a participação de Janaína Barros, psicóloga do Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste e mediação de Aline Aparecida dos Santos, mestre em Letras e servidora do campus.

Exposição e venda de pinturas

Apresentações de dança; música; declarações de poesia; esquete teatral; coral de libras; venda de quadro de pinturas e livros, e a exposição e venda de produtos do programa “Geração de renda” do CAPS Manoel de Barros, fizeram parte do evento.

O sarau foi apresentado por Erivaldo Santos, aluno do 4º período do curso bacharelado em Terapia Ocupacional. O estudante enfatizou a importância do evento: “é necessário reintegrar as pessoas em um momento de criação, para fomentar a arte e a cultura. O sarau veio com uma proposta de microfone aberto para pessoas que tem o desejo de expor suas emoções e compartilhá-las com o público”.

Aluna do 2º período do curso bacharelado em Fisioterapia, Mariana Costa destacou: “Acredito que momentos como esse significam muito, principalmente no nosso cotidiano agitado da faculdade com muitos trabalhos e provas. Atividades assim nos ajudam a esfriar a cabeça e retornar a nossa rotina com a alma renovada”.