Curso básico em Francês é ofertado no campus Belford Roxo

Na missão de ofertar cursos diversificados de qualificação profissional, o campus Belford-Roxo conta com a novidade do Curso Básico de Francês (Nível I) que é oferecido no âmbito do Programa de Leitores Franceses, visando atender não apenas estudantes, mas também servidores, colaboradores terceirizados e estagiários da instituição. A aula inaugural foi realizada no dia 11 de abril de 2017, completando nesta semana o segundo encontro de oito semanas subsequentes, que totalizarão 24 horas de duração integral do curso.

O edital previa um quantitativo de 30 alunos, sendo 10 vagas reservadas para servidores, colaboradores terceirizados e estagiários, de qualquer campus, e as outras 20 vagas para estudantes, de qualquer campus do IFRJ. A procura foi tanta que gerou até uma lista de espera.

O Programa Leitores Franceses é resultado de um acordo entre a embaixada do Brasil, na figura do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), e a embaixada da França. A assessora internacional do IFRJ, Adriana Rigueira, explica que, desde 2014, o Instituto participa de uma chamada, em que vários institutos federais se candidatam e, a cada vez, apenas 10 são contemplados para oferecerem o ensino da língua francesa. Esta já e a segunda vez que o IFRJ recebe um professor francês. “O objetivo de oferecermos o curso no IFRJ é proporcionar um primeiro contato com o idioma, para que, posteriormente, os alunos possam continuar a formação, disponibilizada, ainda dentro desse mesmo programa, nos módulos II e III. Em setembro de 2017, teremos uma nova professora, que virá, também, por um período de nove meses”.

Adriana conta ainda que a escolha de Belford Roxo para a oferta deste curso se dá pela possibilidade de ampliar a percepção da comunidade em relação ao campus, bem como a todo o IFRJ.

Nadège Françoise é nativa da França e professora responsável pelo curso no campus. Em relação às duas primeiras aulas, mostrou-se entusiasmada com a disposição dos alunos em aprender um novo idioma. “Eles aprenderam rápido a falar os artigos da gramática e expressões cotidianas como cumprimentos, se mostram interessados e são bem participativos”, enfatizou a professora que reside no Brasil há 7 meses. Além disso, já foi passado como conteúdo verbos, países e até mesmo um jogo interativo de contagem regressiva e pontuação online com vocábulos da língua francesa, entretenimento este formulado pela própria professora Nadège em uma plataforma acessível através de smartphones e desktops.

O aluno Anderson Linhares tem 21 anos, cursa Engenharia de Produção numa faculdade privada, além de participar do curso FIC de Empreendedorismo e Gestão de Negócios no campus Belford-Roxo. Segundo ele, aprender um novo idioma é tão fundamental para uso em sua carreira profissional, que ele tem em vista aprender não apenas o francês como também o alemão futuramente. Sobre suas primeiras impressões a respeito do curso, ele acredita que será um pouco difícil, por não ser uma língua habitual, próxima da nossa realidade e contato. “Porém, com o decorrer das aulas, a gente vai se adaptando, descobrindo as expressões, se empenhando em fazer o dever de casa que é pesquisar e ouvir músicas francesas, bem como informações relacionadas ao idioma e ao país”, afirmou.

Ainda de acordo com Anderson, a intenção é dar prosseguimento nessa formação, mesmo após o curso. “Quando a gente ouve o francês, a gente pensa numa língua nobre, num idioma bonito e isso ressalta o interesse e procura pelo curso”, complementou.