Curso Pró-técnico prepara alunos para provas de instituições federais e estaduais

O campus São Gonçalo do IFRJ oferece aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das redes públicas dos municípios de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, o curso gratuito “Pró-técnico”, que visa preparar os discentes para as provas de ingresso em escolas de ensino médio federais, como o IFRJ, o Colégio Pedro II, CEFET, e da rede estadual FAETEC. Serão disponibilizadas 30 vagas para aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas de forma gratuita durante todo o ano - ou até serem preenchidas as vagas disponíveis - na Coordenação de Turno (CoTur) do campus São Gonçalo, todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 9h às 18h. Os interessados devem levar carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar de matrícula ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental e comprovante de residência. As aulas foram iniciadas no dia 11 de abril e acontecem todas às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h.

Para a diretora de Apoio Técnico ao Ensino do campus São Gonçalo, Gleyce Figueiredo, a inclusão de jovens das redes públicas no projeto é de extrema importância: “O objetivo do Pró-técnico é preparar os alunos para ingressarem em escolas federais e melhorar a democratização de acesso ao IFRJ”, explicou.

O projeto surgiu em 2015 e foi uma criação do professor de Língua Portuguesa, Marcelo Pacheco, que forma o corpo docente do projeto em conjunto com os professores de Matemática, Thiago Brañas e Wanderley de Freitas. “O intuito é beneficiar e integrar o campus com a comunidade, trazendo-a para perto”, disse Adriano Oliveira, coordenador do Pró-técnico e professor das Línguas Portuguesa e Espanhola.

Ainda de acordo com Adriano, o projeto acontece em parceria com a rede de cursos preparatórios “#Tamojunto9ºano”, que é formada pelas Secretarias Municipais de Niterói e de São Gonçalo, pelo Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), o curso Preparatório Vitor, Paiol Cultural de São Gonçalo e Bem TV – Educação e Comunicação.

O estudante do Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares, Daniel Alves, é um dos alunos beneficiados pelo curso oferecido no IFRJ: “Conheci o projeto por meio de uma amiga no colégio e me inscrevi. No começo, senti dificuldade por não ter uma base de ensino tão boa. Mas, depois, percebi que o método de ensino é eficiente”, explicou.