Dia de Boas Ações é promovido no campus Volta Redonda

Solidariedade e amor ao próximo são os objetivos do projeto EducaSol, que recolhe material escolar usado para ser reutilizado. Por isso, o campus Volta Redonda cedeu, no dia 2 de abril de 2017, espaço para que o evento do “Good Deeds Day” fosse realizado no auditório da unidade. Nesse dia é comemorado internacionalmente o Dia de Boas Ações. A atividade foi coordenada pelo diretor de apoio Técnico ao Ensino, Magnus Lopes.

Estiveram presentes no evento o Projeto Fruto do Ventre (ONG Eu Prático Esperança); ONG Argilando e Bike Anjos; o Projeto Sala Verde, do curso de Engenharia ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa), e a Fixxar Estúdios que esteve como voluntária fotografando a ação.

O evento contou com uma palestra da ONG Argilando, do Rio de Janeiro, em que foi apresentada a associação, assim como os projetos e as ações. O objetivo é promover o voluntariado e apoiar a gestão de projetos sociais de outras organizações. Além disso, eles oferecem treinamento e metodologia a todos os interessados em fazer trabalho social ou em colocar uma ideia em prática.

O EducaSol também é um projeto solidário e que foi idealizado em dezembro de 2016 pela Liz Vitória, uma menina de 10 anos que sentiu o desejo de ajudar crianças carentes. “Eu tinha muito material escolar usado em casa e então resolvi doar para aqueles que necessitavam”, explicou. A partir dessa ideia, sua mãe, Marinez Rodrigues, entrou em contato com outras pessoas e logo o projeto saiu do papel e se tornou o EducaSol, que funciona com a ajuda de voluntários que se disponibilizam a conduzir o projeto juntos.

Cada material escolar arrecadado é devidamente higienizado e consertado. Depois, são montados kits escolares para serem distribuídos às crianças em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Educação e também as escolas da região vão indicar onde encontrar as crianças, a fim de que a entrega seja realizada. Segundo os coordenadores do projeto, Marinez Rodrigues e Luiz Fernando, o objetivo é expandir para outras cidades e municípios. “Queremos aumentar cada vez mais essa ação solidária e alcançar o Brasil inteiro”, disse Luiz Fernando.

Por ser uma organização sem fins lucrativos, a maior dificuldade enfrentada pelo projeto hoje é a falta de apoio das instituições. Todos os eventos realizados são bancados pelos próprios organizadores, que afirmam enfrentar dificuldades em relação à visibilidade na mídia. Apesar disso, muitas pessoas tomam conhecimento do projeto através das redes sociais.

O campus Volta Redonda e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa) são alguns dos pontos de coleta dos materiais escolares. O primeiro lote de entrega ainda não foi feito, mas os organizadores possuem a expectativa de, aproximadamente, 500 kits para o mês de abril.