Diversão e conhecimento para todas as idades

mesa de abertura composta por Paulo Assis, Florinda Cersosimo  e Roseantony Bouhid

da esq. para dir.:  Florinda Cersósimo, Paulo Assis e Roseantony Bouhid

A XXXVII Semana da Química, evento tradicional do campus Rio de Janeiro, tem como tema este ano a “Sustentabilidade e Diversidade através da Ciência”. A Semana teve início no dia 16 de outubro, junto com a celebração do aniversário de 75 anos da unidade. A programação, que irá até o dia 21 de outubro, contará com palestras; apresentações de projetos; minicursos; oficinas e atividades culturais.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor Paulo Assis, pela diretora-geral do campus, Florinda Cersósimo e pela coordenadora de Extensão, Roseantony Bouhid. O diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão, Clenilson de Souza, foi o mestre de cerimônias e explicou que o maior objetivo do evento é propiciar a integração do instituto com toda a sociedade.

Para o reitor Paulo Assis, a realização de projetos como a Semana da Química impulsiona a propagação de outros dentro do IFRJ. “A Semana é um marco e é fundamental. É através de iniciativas como essa que a gente pode, depois, estender aos próprios projetos institucionais”, comentou. Paulo acrescentou que esses eventos contribuem para que a ciência, a tecnologia, a pesquisa e extensão consigam se desenvolver no âmbito do Instituto.

Orquestra Camerata Laranjeiras

Após a mesa, a orquestra independente “Camerata Laranjeiras”, composta por jovens músicos incluindo alguns discentes do campus, fez sucesso com o público ao apresentar suas próprias versões de músicas famosas como “Call me maybe”, de Carly Rae Jepsen; “Não quero dinheiro” de Tim Maia, e a lambada “Chorando se foi”, de Kaoma. A plateia, que em sua maioria era de estudantes, cantou quase todas as canções e interagiu com o grupo.

Os alunos têm muitas expectativas para o que virá nos próximos dias. Henrique Simonato, do 1º período da Graduação em Ciências Biológicas, trabalha como monitor à tarde, mas já planejou seu tempo livre para assistir às palestras. “Como monitor só estou de tarde, de manhã estou fazendo minicurso e à noite estarei livre para curtir o evento vendo os projetos discentes”, contou Henrique.