Diversão, tecnologia e ensino no campus Arraial do Cabo

Os games são o hobby preferido de muitos jovens da geração Z (do final da década de 1990 até 2010) e Alpha (de 2010 em diante). Pensando nisso, alunos do 7º período do curso técnico de Informática do campus Arraial do Cabo uniram tecnologia e educação, por meio da criação de um game educativo, para ajudar os discentes a aprenderem as matérias de forma divertida.

O trabalho, apresentado na disciplina de Projeto Interdisciplinar ministrada pelo professor Carlos Roberto, foi ideia do aluno Kayo Monteiro, que atuou na área de produção e designer do game. Os colegas e integrantes do grupo, Matheus Monteiro e Yasmin Paiva (roteiristas), Ryan Pena (programador) e Victor Reis (efeitos sonoros) gostaram do conceito e, juntos, criaram o “IFRJ The Game”, um game educativo, que tem como proposta fazer com que os jogadores (alunos) relembrem a matéria através das fases do jogo.

“A missão do personagem é passar pelo período aprendendo toda a matéria por meio de fases em que o jogador recebe várias dicas e lembretes em balõezinhos. Ao fim de cada fase você é testado para saber se realmente aprendeu”, explica Matheus.

Carlos Roberto, orientador dos alunos, conta que tornar o processo de aprendizado mais atrativo para os alunos é uma missão difícil, mas que os jogos estão possibilitando a modificação desse quadro. “Esses games aplicados ao ensino são bem atuais. Tenho me interessado muito por esse assunto nos últimos anos, principalmente nos impactos deles no ensino. Assim, teríamos como verificar, na prática, os pontos positivos e negativos, e ajudar de fato a tornar o processo de aprendizado mais atrativo para o aluno”.

O aluno Kayo, responsável pelo design, disse estar orgulhoso de si mesmo: “Fiz o design, a animação e, quando vi o jogo rodar, foi gratificante perceber que pude dar vida a um personagem”, ressaltou.

Os alunos também foram parabenizados pelos demais professores e servidores que acharam a ideia interessante e criativa.

Para jogar uma partida do game e saber se seus conhecimentos estão em dia, acesse: https://ifrjthegameblog.wordpress.com/about/ . O jogo está disponível para PC e Smartphone.