Um domingo diferente no IFRJ campus Volta Redonda

Pessoas observam aluna fazendo exposição de robôs numa mesa

Quem disse que um domingo na escola não pode ser divertido e animado? O campus de Volta Redonda abriu as portas para alunos e também visitantes no “Domingo no Campus”, no dia 19 de fevereiro. O dia contou com atividades esportivas acompanhadas de profissional de educação física e exposição da Equipe Jaguar. Além disso, foram disponibilizados os laboratórios para os alunos adiantarem seus projetos finais.

O “Domingo no Campus” foi dinâmico e informativo. Os presentes puderam participar de atividades esportivas como vôlei, futsal, tênis de mesa e slackline (modalidade esportiva na qual o objetivo é a manutenção do equilíbrio sobre uma fita de diversas formas), e se encantar com a Equipe Jaguar e os robôs mais queridos do IFRJ, os NAO’s, além de conhecer a estrutura da instituição como laboratórios, quadras e cantina.

Alunos jogando tênis de mesa
Atividades esportivas marcaram o domingo no campus

Além dos estudantes, o campus também recebeu visitantes como a Vanice Oliveira, mãe do discente Ellian Carlos do 2º período de Automação Industrial e membro da Equipe Jaguar. Vanice se encantou com os robôs, além se de sentir orgulhosa de ter seu filho estudando no IFRJ. “Meu filho desde que entrou aqui cresceu muito como pessoa. É muito bom conhecer a estrutura onde ele estuda”, contou entusiasmada.

A Equipe Jaguar expôs os troféus que ganhou em competições nacionais e internacionais, apresentou os robôs NAO - que dançaram e se comunicaram com os visitantes – e também o robotino, um robô de logística industrial usado em competições que pode funcionar também como um brinquedo sendo movimentado por controle remoto. Além disso, a Equipe convidou o gerente sênior da empresa de tecnologia Accenture, Ricardo Abreu, que conheceram na Campus Party em São Paulo e que se disponibilizou a ajudar a Jaguar em seus projetos. Ele esteve no campus no domingo para prestigiar a Equipe.

Alunos trabalhando num projeto de triciclo
Matheus e Monique aproveitaram o dia para adiantar projeto de conclusão de curso

Alguns alunos aproveitaram o dia para adiantar o projeto final, a ser apresentado no dia 23/02, já que os laboratórios ficaram disponíveis para eles, como fizeram Matheus Boaventura e Monique Borges. Ambos estão projetando um triciclo para deficientes visuais, o qual conta com sinal sonoro e sensor, para indicar o quão próximo o veículo está de obstáculos e de qual lado se encontra, vibrando o guidão do lado correspondente.