Logo IFRJ

Educação ambiental no IFRJ

Um homem e uma mulher mostram um abaixo-assinado na frente de um cartaz informativo sobre castração

CTPA colhendo assinaturas para o abaixo assinado

 

No intuito de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o campus Nilópolis promoveu a “Semana do Meio Ambiente”, com o objetivo de conscientizar jovens e crianças sobre a importância da preservação ambiental e incentiva-las a contribuírem com a manutenção do local onde vivem. Para isso, dois dias foram inteiramente dedicados ao tema e contaram com palestras, rodas de conversas e várias oficinas.

A professora de Microbiologia, Edite Rodrigues e o Diretor do Ensino Médio-Técnico, Marcelo Pedrosa fizeram a abertura do evento e convidaram todos a realizarem as atividades propostas. A primeira delas foi a oficina “Reciclando Para Meu Pet”, com o propósito de ensinar os estudantes a criarem artigos com materiais recicláveis para os animais, como brinquedos e caminhas feitas de pneus, que serviriam para cães e gatos.

Foram quatro camas produzidas pelos alunos. Jennifer Melo, estudante do CEFET Nova Iguaçú, ajudou os discentes nessa tarefa. Ela é uma das integrantes do projeto “Controle e Combate aos Maus Tratos e Abandono de Animais” e contou que tudo começou quando muitos bichinhos passaram a entrar na escola dela, localizada numa área rural. A Instituição de modo geral, tentava cuidar dos animais, porém perceberam que não estavam dando conta e precisavam de parcerias, formalizando assim, o projeto.

Sobre a atividade realizada no pátio do campus ela explicou: “A gente pretende deixar esses materiais que forem criados aqui para que o projeto que já tem na Instituição que é o ‘Bicho Amigo’ também possa doar para outros lugares”.  E foi isso que aconteceu. As caminhas feitas foram doadas para um abrigo.

Além disso, o evento também contou com uma roda de conversa, com a temática “Políticas Públicas sobre Educação e Gestão ambiental”, onde foi abordada, entre outras coisas a importância do uso consciente da água. E teve a palestra “Proteção Animal e a Importância da Castração” com a Câmara Técnica de Proteção aos Animais (CTPA).

Professores à frente e alunos sentados no chão ao redor de uma instalação da feira
Abertura do evento com o professor Marcelo Pedrosa e a professora Edite Rodrigues

Os alunos do IFRJ desfrutaram ainda de outras atividades, como por exemplo o correio do amor, que foi um momento romântico onde as pessoas podiam fazer trocadilhos com algum termo referente aos animais ou meio ambiente. Mas não foram só eles que curtiram. Sessenta crianças da escola municipal Maria da Conceição Cardoso, também aproveitaram o segundo dia dedicado ao meio ambiente. Vieram ao campus e fizeram turbantes, maquiagens de animais, além de aprenderem a montar um DNA com jujuba e visitarem o horto.

Nádia Paula de Lima Souza, aluna de Manutenção e Suporte de Informática (MSI), do terceiro período, esteve na oficina do DNA comestível e contou que achou excelente a iniciativa do Instituto de convidar crianças da região para a semana. “Eu acredito que a intenção do IFRJ é justamente fazer um trabalho de inclusão e de extensão”.

Durante os dias, foram arrecadadas doações e assinaturas foram colhidas para o abaixo assinado CTPA, que pede a implantação do programa de castração gratuita, além da coleta de óleo. Também teve a venda de acessórios e alimentos. A professora Edite, comentou sobre a importância de eventos como esse. “Em uma instituição de ensino é fundamental que a gente forme pessoas, com preocupação ambiental, que não vão querer poluir e estarão dispostas a divulgarem boas práticas para preservação do meio ambiente”.

A organização contou com a ajuda de Edite Rodrigues, Vera Lúcia Rangel, Luiggia Girardi e a coordenação do evento ficou por conta de Albertina Batista. Além da coordenadora do curso de Controle Ambiental, Denise da Silva.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS