Logo IFRJ

Educação ao alcance de todos

O I Encontro de Acessibilidade do campus Nilópolis foi realizado no dia 24 de agosto, a fim de buscar uma conscientização sobre a urgência de se investir em medidas de acessibilidade que promovam uma melhor inserção de pessoas com necessidades especiais na sociedade.

Durante o encontro, organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), foi realizado um debate entre o tradutor-pesquisador em biociências, Felipe Giraud; a professora de Acessibilidade Cultural (disciplina do curso de Produção Cultural) Renata Silêncio; e dos portadores de deficiência visual, o músico Vanderson Amaral e o pedagogo do Instituto Benjamin Constant (IBC), José Francisco Souza.

O diretor-geral do campus, Wallace Vallory, comentou sobre o esforço de tornar a unidade mais acessível: “Ainda nos incomoda não termos um campus completamente acessível. Mas estamos trabalhando nisso e vamos chegar lá”, comentou Wallace.

Fabiana Almeida, diretora de ensino de Graduação e Pós-graduação também elogiou a iniciativa. “Esse encontro é uma conquista. Um grande passo para a nossa sociedade. Todos têm direito a entrar nesse lugar, ser acolhido e se sentir parte do instituto. Sejam quais forem suas necessidades”, disse a diretora.

A coordenadora do NAPNE, Carla Albertoni, falou sobre a importância de discutir sobre acessibilidade e investir nela. “Primeiro a gente tem uma lei para assegurar a inclusão de todos os alunos. E, segundo, que é direito de todos. Então, a gente deve incluir qualquer pessoa, seja qual for a sua deficiência”, completou Carla.

Para ajudar o público a entender a necessidade de se investir em acessibilidade, o evento contou, ainda, com algumas atividades lúdicas que demonstravam as técnicas desenvolvidas para integrar as pessoas com deficiências visuais, tais como: comunicação escrita na palma da mão, orientação no piso tátil e comunicação háptica (descrição de um ambiente ou do rosto de uma pessoa por meio do tato).

Ao final do debate, houve uma apresentação musical do portador de deficiência visual Vanderson Amaral, seguida de um coffee break.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS